ERNST BLOCH HOJE
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n21id70890Palavras-chave:
Ernst Bloch, Utopia, Filosofia, Marxismo, SocialismoResumo
A filosofia de Ernst Bloch foi peculiar no tempo em que se desenvolveu. Muito por conta disso, é viva e capaz de enfrentar os problemas do presente. Este texto propõe ler a atualidade blochiana em cinco frentes: a) filosofia – Bloch não esteve enredado nas modas teóricas do século XX; b) marxismo – foi revolucionário, rigoroso e exigente com as lutas socialistas; c) política e direito – aponta para o fim do Estado e da forma jurídica; d) estética – sua posição de vanguarda se mantém; e) utopia – é combatido pelo realismo capitalista presente, que argumenta pela impossibilidade das alternativas, e também pelas postulações “éticas” que opõem a responsabilidade à utopia, mantendo os padrões da exploração capitalista, mas exatamente aí está a importância central da filosofia da esperança socialista ao presente.
Referências
BLOCH, Ernst. Atheismus im Christentum. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1968.
BLOCH, Ernst. Das Materialismusproblem, seine Geschichte und Substanz. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1972.
BLOCH, Ernst. Das Prinzip Hoffnung. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1954-1959.
BLOCH, Ernst. Erbschaft dieser Zeit. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main,1935.
BLOCH, Ernst. Experimentum Mundi: Frage, Kategorien des Herausbringens, Praxis. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1975
BLOCH, Ernst. Geist der Utopie. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1918 ; 1923.
BLOCH, Ernst. Naturrecht und menschliche Würde. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1961.
BLOCH, Ernst. Spuren. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1930.
BLOCH, Ernst. Subjekt – Objekt. Erläuterungen zu Hegel. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main,1949.
BLOCH, Ernst. Thomas Müntzer als Theologe der Revolution. Suhrkamp Verlag, Frankfurt am Main, 1921.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).