NIILISMO, SUICÍDIO E VALOR DA VIDA EM SCHOPENHAUER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2023n28id86625

Palavras-chave:

Niilismo, Negação da vontade, Nada, Suicídio, Morte

Resumo

O artigo propõe-se a apresentar e discutir o niilismo ínsito na filosofia de Schopenhauer. Defende-se uma necessária distinção entre dois tipos de niilismo, um que visa a afirmar verdades axiologicamente neutras sobre o mundo e a existência, outro que se compromete com uma tese valorativa que considera a negação da vontade o maior objetivo moral. O pessimismo metafísico, cuja tese básica consiste em arguir que a não existência é preferível à existência, incorpora os dois tipos de niilismo mencionados. O pessimismo schopenhaueriano tanto defende que toda vida é sofrimento quanto um caminho exclusivo para a redenção, a negação da vontade. Associados ao  niilismo e ao pessimismo estão os temas do valor (na verdade, desvalor) da vida e da reprovação do suicídio. A hipótese do artigo é que há deficiências consideráveis na filosofia schopenhaueriana em torno desses tópicos, especialmente a transição entre as teses descritivas e as teses valorativas que compreendem os dois momentos de seu niilismo.

Referências

ANTONIASSI, E. B. Liberdade e redenção na filosofia de Arthur Schopenhauer. Dissertação de Mestrado. Londrina, UEL. Departamento de Filosofia, 2019.
BERMAN, D. Schopenhauer and Nietzsche: Honest Atheism, Dishonest Pessimism. In: JANAWAY, C. (ed.). Willing and nothingness: Schopenhauer as Nietzsche's educator. Oxford; New York: Clarendon Press, 1998, 179-195.
BLACKBURN, S. Desejo e sentido da vida. Tradução de Faustino Vaz. In: Crítica. 2005.
https://criticanarede.com/eti_desejosentido.html <acesso em outubro de 2017>.
CIRACÌ, F. O paradoxo da dupla nulidade do mundo. In: Voluntas. Revista internacional de filosofia, Vol. 9, n. 1, 2018., p. 79-92.
CONSTÂNCIO, J. Nietzsche and Schopenhauer: On Nihilism and the Ascetic “Will to Nothingness. In: SHAPSHAY, S. (ed.). The Palgrave Schopenhauer Handbook. Palgrave Handbooks in German Idealism, 2017, 425-446.
DOSTOIÉVSKI, F. Duas narrativas fantásticas. A dócil e O sonho de um homem ridículo. Tradução de Vadim Nikitin. São Paulo: Editora 34, 2017.
HAMLYN, D. W. Schopenhauer, The Arguments of the Philosophers. London: Routledge, 1999.
MAINLÄNDER, P. Reflexões sobre o suicídio. Tradução de Fernando Rey Puente. In: Os filósofos e o suicídio. Belo Horizonte: UFMG,2008, 159-168.
MONTAIGNE, M. Ensaios. Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
NIETZSCHE, F. Anticristo: maldição ao cristianismo: ditirambos de Dionísio. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
____. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
PAVÃO, A. Pessimismo e sabedoria em Schopenhauer. In: Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, Vol. 9, n. 1, jan.-jun. 2018, p. 119-136.
PRATT, A. Nihilism. In: Internet Encyclopedia of Philosophy. https://iep.utm.edu/nihilism/ (acesso em 15/04/2022).
SALVIANO, J. O. S. O niilismo de Schopenhauer. Dissertação de Mestrado. São Paulo, USP, Departamento de Filosofia, 2001.
SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung. Erster Band. Werke in zehn Bänden. Band II. Zürich: Diogenes Verlag, 1977a.
____. Parerga und Paralipomena: kleine philosophische Schriften. Zweiter Band. Diogenes Verlag AG Zürich, 1977b.
____. O mundo como vontade e como representação. Primeiro tomo. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2005.
____. O mundo como vontade e como representação. Tomo II: Suplementos aos quatro livros do primeiro tomo. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2015.
____. Sobre a ética (Parerga e paralipomena, cap. 8-15). Tradução de Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Hedra, 2012.
____. Aforismos para a sabedoria da vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SÉNECA, L. A. Cartas a Lucílio. Tradução de J. A. Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
SIMMEL, G. Schopenhauer & Nietzsche. Tradução de Cesar Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.
TANNER, M. Schopenhauer. Metafísica e arte. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2001.

Downloads

Publicado

2023-04-23

Edição

Seção

Dossiê Niilismo