COLETIVO TRANSPASSANDO: OS DESAFIOS DE UMA EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA DOCENTE A PARTIR DO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91336Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Equidade, Coletivo TranspassandoResumo
O presente trabalho objetiva demonstrar a experiência como professora voluntária da disciplina de Filosofia no programa de Extensão da Universidade estadual do Ceará- UECE (Projeto Pré-Vestibular do Programa de Formação para Travestis e Pessoas Transgêneras – Transpassando). Assim, será feita uma análise sistemática acerca dos desafios referentes à prática de atividades no ensino presencial e remoto. Isso porque, desde 2020, vivenciamos uma Pandemia causada pela COVID-19, que ceifou mais de 600 mil vidas. Dos vários objetivos do trabalho voluntário, a citar a importância imprescindível de estar consciente do lugar do outro, faz-se urgente proporcionar caminhos eficientes que tragam equidade para as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Faz-se também urgente planejar projetos que corroborem para incentivar os estudantes a estarem envolvidos em atividades dentro das escolas desde os primeiros semestres dos cursos de licenciatura. Ora, é de imensurável importância o desenvolvimento e aprendizagem da prática docente. Para tanto, a observação e prática da vivência dentro da sala de aula é imprescindível. Conclui-se que, além da pesquisa filosófica, histórica e literária, é imprescindível planejar trabalhos que incentivem os graduandos aos Seminários de pesquisa de campo e da importância de estar em sala de aula (presencial ou remota) pensando caminhos para uma formação com maior qualidade. Isso trará um novo olhar para a importância do aprender ensinando e da arte do saber educar com alegria e amor. Portanto, além do incentivo à vivência de novas modalidades de ensino-aprendizagem através da prática do ensino presencial e remoto nas escolas pautadas em uma educação criativa-crítica, ética, potente e plural, faz-se necessário pensar políticas públicas que tenham como alvo central o compromisso com aqueles que estão em vulnerabilidade social. É preciso também combater todas as formas de preconceito, a citar a transfobia.
Referências
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.
CORDEIRO, Denílson Soares. Arte da aula. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Lílian Lopes Martin. 44ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo. Editora: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Direitos Humanos e educação Libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. In: FREIRE, A. M.; MENDONÇA, E. F. (Org.). Rio de Janeiro/São Paulo. Editora: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo. Editora: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 7ª edição. Rio de Janeiro/São Paulo. Editora: Paz e Terra, 2021.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de Filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Editora Papirus, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
PELLANDA, Nize Maria Campos. Tão longe e tão perto: as Nize (s) dialogam com Espinoza. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas-São Paulo: Autores Associados, 2008. (Coleção educação contemporânea).
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas - São Paulo: Autores Associados, 2012. (Coleção memória da educação).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).