A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA EMANCIPADORA EM ISTVÁN MÉSZÁROS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91337Palavras-chave:
Educação, Emancipação, SocialismoResumo
O presente trabalho expõe de que forma a educação pode ser utilizada como ferramenta emancipatória para a superação do capital, tendo como base teórica o pensamento de István Mészáros. O principal objetivo dos que lutam contra a sociedade mercantil, a alienação e a intolerância, é a emancipação humana. Objetivo este alcançado quando o ser humano finalmente compreende, seja teoricamente ou na prática, todas as características de funcionamento de sua sociedade e de seu gênero, de tal forma que a luz científica não seja algo que o cegue, mas que o faça ver onde seus olhos não alcançam. Tendo em vista o objetivo de transformar qualitativamente as condições objetivas da reprodução social, István Mészáros entende que há a necessidade de reconquistar o controle do capital enquanto estrutura, e não enquanto instância personificada do sistema capitalista e também transformar progressivamente as consciências. Considera-se então que para trabalhar as consciências, de acordo com o autor, fica evidente a relação entre educação e trabalho: uma vez que, cabe à educação elaborar tantas estratégias apropriadas, elaboradas e adequadas para transformar as condições objetivas de reprodução, como para a automudança consciente dos indivíduos chamados a concretizar a criação de uma ordem social metabólica radicalmente diferente, esta seria o socialismo.
Referências
IASI, Mauro Luis. As metamorfoses da consciência de classe: O PT entre a negação e o consentimento. São Paulo: Expressão Popular, 2006
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. The German Ideology. In: Marx and Engels Collected Works - vol. 5. New York: International Publishers, 2010.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. O Capital - Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. 2ª edição. São Paulo: Boitempo, 2017.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª edição. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F. (Orgs). Caminhos do Pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).