O COMPLEXO DA EDUCAÇÃO EM LUKÁCS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91338Palavras-chave:
Educação, Lukács, Pedagogia histórico-críticaResumo
Este artigo é uma pesquisa bibliográfica centrada na análise de cinco textos do marxista húngaro György Lukács cujo objetivo era compreender melhor como esse autor caracteriza o complexo da educação em sua teoria. As obras selecionadas para o estudo foram o capítulo A reprodução do livro Para uma ontologia do ser social 2, além de quatro ensaios dispersos em outras obras: O Poema pedagógico de Makarenko, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Lenin e os problemas de transição e Gottfried Keller. Expõe-se que Lukács não compreende a educação em sentido estrito como limitada à sociedade capitalista, mas como universal, por se caracterizar como uma práxis intencional que pode ocorrer em diversos âmbitos da sociedade. Tal resultado aponta para uma interpretação da educação em Lukács menos limitada à crítica de função reprodutora e, portanto, abrindo maiores possibilidades de conexão entre a teoria lukacsiana e a luta revolucionária.
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