A PRÁTICA DO ENSINO EM FILOSOFIA PELO OLHAR DE LIDIA MARIA RODRIGO: DESAFIOS E ALTERNATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n29id91489Palavras-chave:
Educação, Ensino de filosofia, Ensino médio, Prática em docência, Metodologias de ensinoResumo
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da proposta de ensino em filosofia apresentada por (Rodrigo) (2009) em seu livro intitulado “Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio, apresentando reflexões a respeito das metodologias de ensino aplicadas nas aulas em escolas de Ensino Médio. Inicialmente será discutido o conceito de educação, aliado à importância da transmissão do conhecimento. Em seguida, será tratado da estruturação do método de ensino proposto, com destaque em suas principais ideias e apontamentos para o campo da prática. Reconhecendo a docência como um exercício desafiador, se faz necessário o conhecimento de estratégias didáticas capazes de aproximar os estudantes do saber filosófico para ajudar a amenizar a dificuldade dos professores em conseguir captar a atenção dos alunos no momento de aula. A título de conclusão, serão traçadas potencialidades e limitações da metodologia apresentada, tomando como base experiências vivenciadas nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Filosofia e no Projeto Residência Pedagógica, ambas desenvolvidas durante o curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Referências
BRAGA, Jakeline Mendes. Relatório das Atividades do Estágio Supervisionado de Filosofia II. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, 2018.
BRAGA, Jakeline Mendes. Relatório Final do Projeto Residência Pedagógica. Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, 2019.
COMENIO, João Amós. Didactica Magna. Tradução de Joaquem Ferreira Gomes. Lisboa: FKG, 2015.
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.
FAVARETTO, Celso. Notas sobre Ensino de Filosofia. In: ARANTES, Paulo Eduardo et all.
A Filosofia e seu Ensino. Petrópolis/São Paulo: Vozes/EDUC, 1995.
GALLO, Sílvio. A Filosofia e seu Ensino: conceito e transversalidade. Ethica, v. 13, n. 1, p. 17-35, 2006. Disponível em https://www.academia.edu/37439467/ARTIGO_DE_SILVIO_GALLO_A_FILOSOFIA_E_SEU_ENSINO_CONCEITO_E_TRANSVERSALIDADE. Acesso em: 04/07/2022.
LELIS, Isabel. O Trabalho Docente na Escola de Massa: desafios e perspectivas. In: Sociologias, v. 14, n. 29, p. 152-174, 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/soc/a/tWvbGRmhLLrnK3D74Gh5qgD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04/07/2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
JAPIASSU, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
ROCHA, Ronai Pires da. A Didática na Disciplina de Filosofia. In: CARVALHO, Marcelo;
CORNELLI, Gabriele. Ensinar Filosofia: volume 2. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia no Ensino Médio: metodologia e práticas de ensino. Cadernos do NEFI, v. 1, n. 1, p. 51-58, 2015. Disponível em https://revistas.ufpi.br/index.php/cadernosNefi/article/download/4077/2385 Acessos em: 04/07/2022.
RODRIGO, Lidia Maria. Platão e o Debate Educativo na Grécia Clássica. Campinas: Armazém do Ipê, 2017.
ROMÃO, José Eustáquio. Educação. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
RONDON, Roberto. Entre o universalismo da tradição filosófica e a diversidade local nas escolas e seus sujeitos. In: CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele. Ensinar Filosofia: volume 2. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).