BATAILLE E A MORTE DE DEUS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2023n30id92046Palavras-chave:
Bataille, Nietzsche, Morte de Deus, Transgressão, ImpossívelResumo
Bataille não apenas ratifica o pensamento nietzschiano longe das interpretações nazistas, mas também se utiliza de Nietzsche para intensificar seu próprio pensamento. Sob esta perspectiva, podemos dizer que um dos temas que atravessam o pensamento de Bataille é o da morte de Deus e do vazio deixado pela sua ausência. Pretendemos, diante disso, trazer alguns conceitos de Bataille, como o Nada, o limite e a transgressão, o erotismo, o possível e o impossível, principalmente em sua inspiração nietzschiana. Por isso, um dos textos que vai guiar este estudo é Sur Nietzsche, em que o filósofo alemão, aos olhos de Bataille, aparece como um “além filósofo”, um super-Nietzsche ou, ainda, uma superação, através do riso e da tragédia, de Deus e de sua ausência
Referências
BATAILLE, G. Acéphalie: Nietzsche e os fascistas. Tradução de Fernando Scheibe. N. 2. Desterro, 2013.
____. Œuvres complètes, V. T. I. Paris: Gallimard, 1973.
____. Œuvres complètes, VI. T. II. Paris: Gallimard, 1973.
____. Œuvres complètes, X. Paris: Gallimard, 1987.
BLANCHOT, M. Le Pas au-delà. Paris: Gallimard, 1973.
DIDI-HUBERMAN, G. A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Tradução de Caio Meira e Fernando Scheibe. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
KLOSSOWSKI, P. Nietzsche e o círculo vicioso. Tradução de Hortência S. Lencastre. Rio de Janeiro: Pazulin, 2000.
LE RIDER, J. Nietzsche en France. De la fin du XIXe siècle au temps présent. Paris, PUF, 1999.
MATI, S.; RELLA, F. Georges Bataille, o filósofo. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Florianópolis, Ed. da UFSC, 2010.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 1998.
____. O anticristo: maldição ao cristianismo. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
____. O nascimento da tragédia ou do helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das letras, 1992.
PRADEAU, J.-F. Bataille: la experiencia extática. In: CRAGNOLINI, M.; KAMINSKI, G. (compiladores) Nietzsche actual e inactual. Vol. II. Buenos Aires: Oficina de Publicaciones delC.B.C. 1996. Disponível em: http://www.nietzscheana.com.ar/pradeau.htm. Acessado em 20/08/2006.
SARTRE, J.-P. Situations, I. Paris: Gallimard, 1947.
SCHEIBE, F. Por trás do universo não há nada. In: BATAILLE, G. Sobre Nietzsche: vontade de chance. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, 7-12.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).