O NIILISMO E A AFIRMAÇÃO ÉTICA: A LEITURA DELEUZIANA DE NIETZSCHE E FOUCAULT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2023n31id92698

Palavras-chave:

Niilismo, ética, Nietzsche, Foucault, Deleuze

Resumo

Neste artigo, apresento a maneira como o filósofo francês Gilles Deleuze aproxima algumas formulações de Michel Foucault das de Friedrich Nietzsche. Procuro evidenciar como essa aproximação cumpre o papel bastante preciso de criticar o niilismo. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar, através dessa aproximação, a leitura deleuziana de Nietzsche e de Foucault e mostrar como ela é uma estratégia do filósofo para questionar a estrutura negativa da dialética e do niilismo a que ela está ligada. A fim de realizar o escopo deste artigo, a análise empreendida aqui se concentrou no livro Nietzsche e a filosofia e no artigo “Sobre a morte do homem e o super-homem”. A leitura conjunta desses dois textos de Deleuze permitiu evidenciar que, para ele, o niilismo é o motor da História e que as diferentes formas do niilismo podem ser conectadas a diferentes formações históricas. Além disso, foi possível indicar os elementos que Deleuze evoca para a superar o niilismo a partir de uma afirmação ética.

Referências

BARBOSA, M. T. A ética em Deleuze: um corpo que avalia e experimenta. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2012.

DELEUZE, G. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 7ª reimpressão. São Paulo: Ed. 34, 1992.

____. Foucault. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins. 9ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2013.

____. Nietzsche e a Filosofia. Tradução de Edmundo Fernandes dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Machail. 9ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

____. Les mots e les choses: une archéologie des sciences humaine. Editons Gallimard: Paris, 1966.

NIETZSCHE, F. W. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê Niilismo (III)