A POLÍTICA NA ERA DA SOCIEDADE TECNODIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.30611/2024n34id94592Palavras-chave:
Alienação, Sociedade tecnodigital, Crise política, Mundo infocráticoResumo
A presente investigação analisa o pensamento de Hannah Arendt acerca da alienação do ser humano na modernidade e as implicações desse processo na crise política que se gesta na sociedade tecnodigital no cenário atual. Para essa discussão, além das contribuições teóricas de Arendt, exploraremos hermeneuticamente a apropriação que Byung-Chul Han realiza do pensamento da filósofa para examinar, hodiernamente, o mundo infocrático, dominado por códigos digitais que afetam a política e todas as dimensões da vida planetária.
Referências
AGUIAR, Odílio Alves. Filosofia, Política e Ética em Hannah Arendt. Fortaleza: Editora Unijuí, 2009.
ALVES NETO, Rodrigo Ribeiro. Alienações do mundo: uma interpretação da obra de Hannah Arendt. São Paulo: Loyola, 2009.
ARENDT, H. A Condição Humana. Trad. R. Raposo (revisão técnica de Adriano Correia). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro B. de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ARENDT, Hannah. Crises da República. Tradução de José Volkmann. 2ª ed. São Paulo: Ed.
Perspectiva, 2015.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
JONAS, Hans. Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio responsabilidade. Trad. do Grupo de trabalho Hans Jonas (Anpof). São Paulo: Paulus, 2013.
HAN, Byung-Chul. Infocracy: Digitization and the Crisis of Democracy. New York: Polity Press, 2022.
HAN, Byung-Chul Não coisas: Reviravoltas do mundo da vida. Tradução de Rafael Rodrigues Garcia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2020.
ROCHA, Alexandrina Paiva da; JÚNIOR, João Batista Farias; RUBIANO, Mariana de Mattos. Temporalidades de exceção. Teresina, PI: Editora do IFPI, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elivanda de Oliveira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).