A TRÍPLICE LIBERDADE NO PENSAMENTO DE AXEL HONNETH: JURÍDICA, MORAL E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.30611/2024n35id94744Palavras-chave:
Liberdade Jurídica, Liberdade Moral, Liberdade SocialResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a tríplice liberdade no pensamento do filósofo social Axel Honneth: jurídica, moral e social. O método investigativo pauta-se na pesquisa bibliográfica. O pensador alemão desenvolve uma teoria da justiça que centra a liberdade na dimensão do reconhecimento. Para ele, a liberdade não se limita à esfera jurídica, mas se manifesta em três dimensões interligadas: a jurídica, a moral e a social. A liberdade jurídica está ancorada nos direitos individuais e na proteção estatal, enquanto a liberdade moral se relaciona com a autonomia individual e a capacidade de agir de acordo com princípios éticos. A liberdade social, por sua vez, está ligada à participação em comunidades e à construção de identidades coletivas. A realização plena da liberdade depende do equilíbrio entre essas três dimensões, e que as patologias sociais surgem quando o reconhecimento é negado em alguma dessas esferas.
Referências
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia do direito. Tradução de Sergio P. B. de A. Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
———. Fenomenologia do espírito. Tradução de Sérgio T. de M. de Souza. São Paulo: Editora 34, 2011.
HONNETH, Anexl. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2003.
_____. O direito da liberdade. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2015.
_____. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução de José Augusto Passos. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.
_____. Sofrimento de indeterminação: uma reatualização da Filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Editora Singular, Esfera Pública, 2007.
_____. Das Recht Der Freiheit. Grundriß einer demokratischen Sittlichkeit. Berlin: Suhrkamp, 2011.
———. Teoria do reconhecimento: uma abordagem filosófica. Tradução de Renata P. Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
_____. A ideia de socialismo: uma reconstrução filosófica. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Tradução de Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciano Gomes dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).