A RESTRIÇÃO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO QUE TANGE AO DISCURSO DE ÓDIO

Autores

  • Leonardo Mateus Negreiros Barbosa

Resumo

RESUMO

 

O discurso de ódio é visto por alguns como um abuso da liberdade de expressão; outros, porém, alegam que se encontra sob a proteção desse direito, não podendo, portanto, ser reprimido. Em virtude disso, foi proposto, mediante esse trabalho, analisar a natureza do discurso de ódio e suas implicações, além de o situar, juntamente à liberdade de expressão, no Estado Democrático de Direito. Para buscar essas respostas, realizou-se uma análise bibliográfica, inclusive com fontes jurisprudencial e legal – haja vista a indiscutível pertinência deste tema para o Direito. Concluiu-se que não há afronta à liberdade de expressão no combate ao discurso de ódio, já que a prática deste configura obstáculo à realização dos objetivos buscados com a proteção do citado direito; assim, não se deve haver conivência com o discurso de ódio. Ademais, concluiu-se que o princípio da proporcionalidade, como método hermenêutico solucionador de conflitos entre direitos fundamentais, é ineficaz na identificação e repressão ao discurso de ódio, como ficou esclarecido em uma decisão judicial proferida pelo STF. Foi proposta a busca por um método que prime por uma maior segurança jurídica para com o tratamento do discurso de ódio, pois o princípio da proporcionalidade não garante a certeza de repressão a essa prática. Em suma, não há casos de discurso de ódio protegidos pela liberdade de expressão, já que, em decorrência da análise dos próprios fundamentos desta e de como o discurso de ódio os viola, reconheceu-se que ele não se encontra no campo de abrangência daquele direito.

 

Palavras-chave: Liberdade de Expressão. Discurso de Ódio. Direitos Fundamentais.

Biografia do Autor

Leonardo Mateus Negreiros Barbosa

Graduando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

REFERÊNCIAS

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 28. ed. São Paulo. Malheiros Editores. 2013.

CHEQUER, Cláudio. A Liberdade de Expressão como Direito Fundamental Preferencial Prima Facie (análise crítica e proposta de revisão ao padrão jurisprudencial brasileiro). Rio de Janeiro. Lumen Juris. 2011.

FREIRE, Marcelo. Justiça condena Levy Fidelix a pagar R$ 1 milhão por declarações contra gays. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/03/16/tj-condenalevy-fidelix-a-pagar-r-1-milhao-por-declaracoes-contra-gays.htm>. Acesso em: 17 jan. 2016.

MILL, Stuart. Sobre a liberdade. Tradução de Ari R. Tank Brito. São Paulo. Hedra. 2011.

OMMATI, José Emílio Medauar. Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio na Constituição de 1988. 2. ed. Rio de Janeiro. Lumen Juris. 2014.

SILVEIRA, Renata Machado de. Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Direito_SilveiraRM_1.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

XIMENES, Julia Maurman. Reflexões sobre o conceito do Estado Democrático de Direito. Disponível em: <http://www.acsmce.com.br/wp-content/uploads/2012/10/ESTADO-DEDIREITO-E-ESTADO-DEMOCR%C3%81TICO-DE-DIREIT.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2016.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Como Citar

Barbosa, L. M. N. (2017). A RESTRIÇÃO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO QUE TANGE AO DISCURSO DE ÓDIO. Revista Dizer, 2(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/dizer/article/view/31618

Edição

Seção

Artigos