A INFLUÊNCIA DOS PERCURSOS HISTÓRICOS DA MODERNIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE A INFÂNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72462

Palabras clave:

Criança moderna, Criança contemporânea, Construções sociais

Resumen

Refletir sobre a emersão da modernidade e suas formas de subjetivação possibilita compreender a produção de padrões sociais que, por vezes, acabaram por enrijecer a singularidade e borrar a diversidade, principalmente, a infantil. Visando aos processos constitutivos da sociedade e suas respectivas transformações, objetiva-se, neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica de autores renomados na temática, expor como os impositivos da modernidade alicerçaram a construção de padrões sociais que atravessam até hoje diversas instituições, inclusive a escolar. Dessa maneira, este texto se apresenta como uma possibilidade de fonte de pesquisa ao leitor que busca entender a constituição dos discursos em torno das concepções de normalidade e saúde na infância moderna e na sociedade contemporânea.

Biografía del autor/a

Camila Incau

Mestra pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu: Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Graduada em Psicologia pela UNESP.

Carina Alexandra Rondini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Matemática Aplicada e bacharela em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Estágio Pós-doutoral em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue (EUA). Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professora efetiva da UNESP.

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Publicado

2021-11-17

Número

Sección

Artigos