CIRCO NO PANTANAL

O ENSINO DA ARTE EM UMA ESCOLA DAS ÁGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72466

Palavras-chave:

Circo, Educação Física, Escola das águas

Resumo

O estudo objetiva relatar e analisar a experiência do ensino da arte circense para alunos de uma escola das águas no Pantanal, bem como ampliar o acervo cultural desses alunos, oportunizando vivências de atividades circenses a partir do projeto de extensão O circo vai a uma escola das águas, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. O registro dos dados foi realizado por meio de um diário de campo, e o registro das experiências, por meio de desenhos elaborados pelas crianças. O estudo de campo foi implementado entre os meses de junho e novembro de 2019, com a participação de 49 crianças, com idade entre 5 e 12 anos. Os resultados indicam que oportunizar vivências de atividades circenses ampliou significativamente o acervo cultural de um grupo de crianças que residem numa localidade isolada. Ademais, consideramos que a “magia do circo” contribui para a educação corporal, fomentando um modo mais atrativo de educação física, que valoriza a cultura e, por conseguinte, a educação corporal e estética.

Biografia do Autor

Rogério Zaim-de-Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Luís Bruno de Godoy, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Faculdade de Ciências Aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Ciências do Esporte pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Licenciado em Educação Física pela Faculdade de Administração de Fátima do Sul. Professor Adjunto do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pós-doutor pela Universidade de Lisboa (Portugal) e pela Universidade de Manitoba (Canadá). Doutor pela Universidade de Lleida (Espanha). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Associado da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Artigos