Anúncios

Edição Atual

v. 47 n. 94 (2025): Fluxo contínuo
					Visualizar v. 47 n. 94 (2025): Fluxo contínuo
Publicado: 2025-07-04

Artigos

  • MATERNIDADE NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)

    Lorrany Rodrigues do Nascimento, Marlene Teixeira Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93661
  • A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MIRA DO ÓDIO E OS DESAFIOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO FERRAMENTA CONTRA-HEGEMÔNICA

    Valdenira Silva de Melo, Anselmo Alencar Colares
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94145
  • PARTICULARIDADES E CONVERGÊNCIAS DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM PONTA GROSSA – PR

    Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95110
  • SUBJETIVIDADES, SENTIDOS DE NEGRITUDE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUILOMBOLAS

    Fabio Coelho Pinto
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95792
  • O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA

    Francisca Natália da Silva, Mariane Costa Bezerra, Valquíria Gomes Duarte, Wellington Viana de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96246
  • A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E PARADIGMA DE QUALIDADE EM MOÇAMBIQUE (1975-2024)

    Geraldo Cebola João Lucas
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93592
  • A PERSPECTIVA DO FUTURO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR

    Izabella Raissa de Souza Miranda, Larissa Lucca Marção, Fernanda Carrosi Donato, Ana Luiza Barbosa Anversa
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94093
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO VIGENTE E DA RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO

    Maria Aline Neto, Sandra Maria Campos Alves, Sonia Cristina Ferreira Maia
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94790
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EJA O QUE OS ESTUDANTES SABEM E COMO ISSO TRANSFORMA A EDUCAÇÃO

    Lenilda Batista de Souza, George Lauro Ribeiro Brito, Eliziane de Paula Silveira , Kelber de Alencar Morais
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95624
  • O USO DE ANIMES E CULTURA POP JAPONESA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA TENDÊNCIAS, LACUNAS E PERSPECTIVAS

    Luana Ester da Silva, Jean Mac Cole Tavares Santos , Maria Kélia da Silva
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95970
  • ALFABETIZAÇÃO AÇÕES POLÍTICAS COM O FOCO NA RECUPERAÇÃO E RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS

    Vivian Souza Lima, Adriana Cavalcanti dos Santos, Andrezza Sibelly Soares Mendes, Gabriela do Nascimento Lopes Pessoa
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93044
  • FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS DA/NA AMAZÔNIA POR UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL

    Antonia Fladiana Nascimento dos Santos, Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Gladys Denise Wielewski, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93755
  • REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR

    Maria Edinéia Fausto, Flavia Wagner, Ediséia Suethe Faust Hobold
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94610
  • O DISCURSO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM FAVOR DA LÓGICA DO CAPITAL

    Ana Joza de Lima, Valdemarin Coelho
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95571
  • FORMAÇÃO, ESCOLHA E CARREIRA UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO MAGISTÉRIO CARIOCA

    Vinicius Kapicius Plessim
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95946
  • MUDANÇAS NAS MATRIZES CURRICULARES DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ÍNDIA VANUÍRE (SP) OS DESAFIOS DE UM CURRÍCULO ESPECÍFICO

    Rafael Pereira Simonetti, Maria Luzia Silva Mariano
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93600
  • PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS E EPÍGRAFRES MANIFESTAÇÃO DE IDENTIDADES DE AUTORES DE DISSERTAÇÕES

    Andressa Bruske, Adriana Fischer, Sandra Pottmeier
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94115
  • CRENÇAS E PRÁTICAS DE ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES

    Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Pamela Tais Clein Capelin
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94955
  • SIGNIFICAÇÕES DOCENTES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO EM ESCOALS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE

    Paula Fernanda Paiva Fernandes, Marcia Betania de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95748
  • VOZES CONFINADAS, SONHOS LIVRES NARRATIVAS ESCOLARES EM CARTAS DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO

    Areillen Ronney Rocha Reges, Antonio Anderson Brito do Nascimento, Emerson Augusto de Medeiros
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96244
  • REVISÃO CIENTÍFICA DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A LUZ DAS TEORIAS CURRICULARES

    João Pedro Goes Lopes, Rubens Vieira, Marcos Garcia Neira
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93404
  • ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE DANOS VOLTADAS PARA ESTUDANTES QUE USAM DROGAS UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Isabella Cristina Barral Faria Lima, Ana Júlia Almeida Vidigal, Ana Paula Costa Tomaz, Lorena Rodrigues de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93958
  • O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 E DAS LEGISLAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR NAS VOZES DE PROFESSORES

    Rodrigo Parras, Márcia Aparecida Amador Mascia
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94771
  • ENTRE LEIS E REALIDADE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SEUS DESAFIOS NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Lílian Maria da Silva Mello, Francisco Vítor Macêdo Pereira
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95574
  • ABORDAGENS SOBRE EDUCAÇÃO ÉTICA E HUMANA PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS

    Renata Chagas de Souza, Adauto Lopes da Silva Filho
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95948
  • A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO IFRN UM OLHAR A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

    Rita de Cássia da Silva, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Stenio de Brito Fernandes, Marlúcia Menezes de Paiva
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.78648
Ver Todas as Edições

A Revista Educação em Debate (EemD) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, periódico de fluxo contínuo desde 2023 (semestral de 1978 a 2017; quadrimestral de 2018 a 2022), pertencente à Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Ceará - UFC, foi criada no ano de 1978 com o objetivo inicial de fazer a publicação da produção científica dos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação. Posteriormente passou a receber artigos de colaboradores externos enfocando temas relativos à Educação de um modo geral e suas áreas afins em nível nacional e internacional.

Atualmente, a Revista Educação em Debate recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e italiana, sob forma de artigo técnico-científico, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiências e reflexões sobre pesquisa, ensino ou extensão cuja abordagem esteja relacionada com temas da área de Educação em geral, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação. 

Destacamos que, até o ano de 2015, a Revista Educação em Debate (EemD) era somente impressa. Em 2016, passou a ter também uma versão digital. De 2016 a 2020, a EemD apresentou tanto uma versão impressa quanto uma versão digital. Por fim, a partir de 2021, a EemD passou a ser publicada, exclusivamente, em ambiente digital.

PERIODICIDADE: fluxo contínuo desde 2023 (semestral de 1978 a 2017; quadrimestral de 2018 a 2022). 

DOI: 10.36517

QUALIS/CAPES: 2017-2020 - Qualis B1