FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IMPLICAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72468

Palabras clave:

Educação, Formação de professores, Educação infantil, Teoria histórico-cultural, Pedagogia histórico-crítica

Resumen

O objetivo deste artigo é ressaltar a importância da formação de professores na educação infantil, aspecto que contribui significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento humano. Após a realização de observações e intervenções que se realizaram em uma turma de Pós-graduação lato sensu em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil, na disciplina Infância e Aprendizagem, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), durante o Estágio em Docência do Ensino Superior, vinculado ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação (UEL), no ano de 2018, emergiu a necessidade de investigar como os professores veem a questão da formação para a atuação na Educação Básica. A fim de responder a esta indagação, foram realizados levantamentos bibliográficos  ancorados no materialismo histórico-dialético, além da aplicação de um questionário para os professores da referida pós-graduação. Os resultados evidenciam que os professores acreditam que a formação continuada é um dos caminhos existentes no processo conjunto entre trabalho e educação, em que se almeja romper a alienação impositiva da atual sociedade capitalista visando ao desenvolvimento dos envolvidos no processo de ensino.

Biografía del autor/a

Viviane Aparecida Bernardes de Arruda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Catuaí. Especialista em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais pela Faculdade Iguaçu (ISFACES). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Catuaí. Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Londrina (PR) e professora de Educação Infantil e Anos Iniciais da rede municipal de ensino de Cambé (PR).

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutorado Sandwich em Sociologie de L’éducation pela Université Charles-de-Gaulle em Lille (França). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2021-11-17

Número

Sección

Artigos