FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
IMPLICAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72468Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Educação infantil, Teoria histórico-cultural, Pedagogia histórico-críticaResumo
O objetivo deste artigo é ressaltar a importância da formação de professores na educação infantil, aspecto que contribui significativamente para a aprendizagem e desenvolvimento humano. Após a realização de observações e intervenções que se realizaram em uma turma de Pós-graduação lato sensu em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil, na disciplina Infância e Aprendizagem, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), durante o Estágio em Docência do Ensino Superior, vinculado ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação (UEL), no ano de 2018, emergiu a necessidade de investigar como os professores veem a questão da formação para a atuação na Educação Básica. A fim de responder a esta indagação, foram realizados levantamentos bibliográficos ancorados no materialismo histórico-dialético, além da aplicação de um questionário para os professores da referida pós-graduação. Os resultados evidenciam que os professores acreditam que a formação continuada é um dos caminhos existentes no processo conjunto entre trabalho e educação, em que se almeja romper a alienação impositiva da atual sociedade capitalista visando ao desenvolvimento dos envolvidos no processo de ensino.
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