O PROJETO MODERNIZADOR DO INTELECTUAL MANUEL BOMFIM (1868-1932) EXPRESSO NO LIVRO DE LEITURA PRIMEIRAS SAUDADES (1920)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72470

Keywords:

História da Educação, Primeira República, Manoel Bomfim, Livro Primeiras saudades

Abstract

O artigo tem como objetivo investigar o projeto modernizador do intelectual Manoel Bomfim (1868-1932), expresso em seu livro de leitura intitulado Primeiras
saudades (1920). O referido livro, escrito para crianças da escola primária, ressalta elementos concernentes à ideia de modernização almejada pelo autor, ao mesmo tempo que apresenta a escola como alavanca para esse processo modernizador. Buscou-se uma compreensão a respeito das possíveis conexões entre o livro e as propostas de Manoel Bomfim para a sociedade brasileira, no início do período republicano, concebendo-se o objeto de estudo em suas múltiplas determinações e na relação que estabelece com o contexto em que foi engendrado. A pesquisa justifica-se pela ausência de estudos sistemáticos desenvolvidos por pedagogas/os sobre a produção bomfiniana, sobretudo, no que tange à sua atuação como educador. O texto foi estruturado com vistas a abordar: a) a literatura infantil, em especial, a produção de Manoel Bomfim, bem como aspectos de sua vida e obra como educador, político e autor de livros para o público infantil; e b) estudo do livro Primeiras saudades e seu vínculo com o projeto modernizador do autor. Como resultado, concluiu-se que a literatura infantil, na perspectiva de Bomfim, era concebida como meio para a inculcação de valores, princípios e padrões de comportamento considerados como necessários à formação do cidadão republicano.

Author Biographies

Nicolly Edyeren Tamborlim, Educação Básica na rede privada de Maringá (PR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Educação Básica na rede privada de Maringá (PR).

Ligiane Aparecida da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela UEM. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela UEM. Professora Titular do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da UEM.

Laís Pacifico Martineli, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela UEM.

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Published

2021-11-17

Issue

Section

Artigos