O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES: CONTROVÉRSIAS DA INCLUSÃO
Resumo
Este artigo busca refletir sobre a qualidade da inclusão dos alunos com altas habilidades no ensino regular, ancorando-se na premissa de que a escola é um espaço de formação global dos indivíduos. Desta forma, questionam-se práticas
pedagógicas que enfocam esforços demasiados em prol da formação cognitiva do discente, desconsiderando a relevância do desenvolvimento psicológico e social do aluno superdotado. Como fundamentação, pautamo-nos metodologicamente nas contribuições bibliográficas de prestigiados pesquisadores da área de altas habilidades, através da revisão qualitativa e comparativa de suas concepções teórico-críticas. Concluímos que a inclusão adequada do aluno com altas habilidades no ensino regular constitui um complexo desafio. Entretanto, a partir da identificação das falhas e da busca por práticas pedagógicas favoráveis à formação integral do sujeito altamente habilidoso, para além do cognitivo, é possível construir um ambiente educativo propício ao fomento pleno de suas aptidões e competências.
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