REFLEXÕES SOBRE CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E PESQUISA COM CRIANÇAS
Resumo
Neste artigo, objetiva-se discutir sobre as crianças brasileiras, particularmente as que fazem parte da educação infantil, e destacá-las enquanto sujeitos primordiais nas pesquisas que visam conhecer sobre as crianças, suas manifestações e seus laços com a educação desenvolvida em creches e pré-escolas. O texto parte de um estudo bibliográfico e documental para discutir acerca das crianças brasileiras com base em estatísticas, aspectos da educação infantil e desenvolvimento de pesquisas com crianças que fazem parte dessa educação. O estudo indica a necessidade de políticas públicas para essas crianças, como a oferta de educação infantil. Aponta a contribuição das pesquisas com crianças para se conhecer mais sobre esses sujeitos potenciais que, a seu modo, revelam as sutilezas de suas interpretações do mundo, fundamentais para o desenvolvimento das práticas cotidianas destinadas à educação infantil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)