A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL E SEUS NOVOS CONTEXTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Débora Rocha Carvalho Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Rafaelly Naira da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Terezinha Teixeira Joca Universidade Autónoma de Lisboa (UAL)
  • Marilene Calderaro Munguba Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

Trata-se de um estudo de natureza descritiva através do relato de experiência em um estágio de Psicologia. Pretende apresentar um cenário de aprendizagens oportunizado pelo setor de inclusão e acessibilidade, que prima pelo respeito às diferenças humanas e que se configura como um ambiente desafiador de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo teve como objetivo descrever uma experiência de estágio em Processos Educativos e Sociais em uma Instituição de Ensino Superior (IES), apresentando os conhecimentos teóricos e práticos construídos em um setor que atende o aluno respeitando as suas questões acadêmicas e de saúde mental. O estágio foi desenvolvido por duas discentes do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), no período de março de 2016 a junho de 2017, com registros de diário de campo realizados por cada estagiária, sendo a análise dos dados aprofundada por transcrições dos atendimentos e relatórios do setor. O estudo fez uso do referencial teórico advindo da Psicologia, da Saúde e da Educação, o qual promoveu leituras, reflexões e discussões sobre a importância do estágio, que abarca a aceitação das diferenças e singularidades humanas, além de agregar valores e promover uma base sólida para formação do psicólogo. Identificou-se que o estágio proporcionou a práxis e a construção de conhecimento teórico mediante interface da Psicologia e a Educação Inclusiva, além de acrescer conhecimentos de ações do psicólogo como agente de mudança na promoção da aceitação das diferenças e do respeito aos direitos humanos.

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Publicado

2019-05-09

Edição

Seção

Artigos