A FORMAÇÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA NO CONTEXTO POLÍTICO BRASILEIRO (1984-1989)
Resumo
O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) surgiu oficialmente em 1984, período final do regime militar brasileiro marcado pela pressão popular, que exigia o retorno da democracia. Com a transição democrática, o MST criou em 1987 um setor de educação, a fim de elaborar projetos nessa área e intensificar a luta pelo direito dos sem-terra à educação pública. O estudo bibliográfico tem como objetivo analisar a formação do setor de educação do movimento social em pauta, no contexto político brasileiro entre os anos de 1984 e 1989, à luz de referenciais marxistas e teóricos contemporâneos da ciência política. Entre os resultados, destaca-se a relação dialética materialista, presente no processo de formação do setor de educação do MST.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)