DA CORRESPONDÊNCIA POSTAL À INTERNET: PROFISSIONALIZAÇÃO A DISTÂNCIA NO MUNDO E NO BRASIL

Autores

  • Irineu Mario Colombo Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Carmen Mazepa Ballão Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a evolução histórica da educação profissional a distância no Brasil, desde seu surgimento até a institucionalização da Rede e-Tec Brasil pelo governo federal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, histórica e comparativa. Parte-se de um histórico da educação a distância no mundo, sua evolução nas diversas modalidades, comparando-a, em seguida, com a evolução da educação profissional, em particular. Indaga-se se o modelo de oferta pública no Brasil é o mais adequado, em cotejo com as opções historicamente estabelecidas, e se, acompanhando as possibilidades de multimídias, temos a concepção de educação tecnológica. A análise leva em conta a prática docente e de gestão educacional dos autores, o estudo de experiências públicas e privadas, e a interpretação da legislação que rege esta modalidade de ensino. O resultado revela que a educação a distância num país continental, após ganhar robustez no ensino universitário, volta sua atenção ao fator que a fez surgir: a necessidade de profissionalização, agora num contexto de política pública abrangente.

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Publicado

2018-12-08

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Seção

Artigos