A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA INFANTIL EM SALA DE AULA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE
Resumo
No cenário contemporâneo, o estudo da linguagem e suas tecnologias reivindica encaminhamentos metodológicos que priorizem um ensino discursivo de língua materna. O registro literário da língua, por demandar, em primeiro instante, um envolvimento afetivo do sujeito-leitor, equivale a recurso didático promissor no que se refere ao ensino e à reflexão significativa sobre a linguagem em sala de aula. Esta pesquisa investiga, por meio de recenseamento bibliográfico, se a literatura infantil consiste em recurso didático capaz de mobilizar os jovens estudantes em direção a uma formação integral, holística. O diálogo comparativo com os teóricos escolhidos – dentre os quais, podem-se citar Perry Nodelman, Diane Barone, Karín Lesnik-Oberstein e Cecília Meireles – mostra que o cenário educacional internacional e o cenário educacional brasileiro partilham deficiências metodológicas comuns e enfrentam dificuldades semelhantes, principalmente no que tange à catalogação do objeto de estudo da literatura infantil e à escolha de bons materiais literários a serem usados em sala de aula. Há de se notar, no entanto, que experiências válidas são recuperadas pela pesquisa, a fim de servir de fundamento para a prática pedagógica de professores que desejem explorar obras literárias em sala de aula.Downloads
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