APONTAMENTOS PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Autores

  • Morgana Zardo von Mechein Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samira de Moraes Maia Vigano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Herminia Lage Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo situa-se como parte de uma pesquisa de mestrado em educação, porém ampliam-se as reflexões. Objetiva-se apontar alguns caminhos que auxiliem no desenvolvimento de pesquisas que tenham as concepções do materialismo histórico-dialético como método estruturante. Trata-se de um artigo qualitativo, com base teórica, respaldado em autores que se apropriam da concepção histórico-dialética, baseando-se no pensamento e estudos de Karl Marx e suas derivações. Destaca-se a importância de decifrar alguns procedimentos que podem contribuir para futuras pesquisas que busquem apoiar-se no materialismo. Divide-se o artigo em cinco partes: introdução; viagem à imersão: objeto, problemática; objetivos da pesquisa; método e metodologia; e as considerações finais. Ressalta-se que não é intenção desta escrita “ensinar” como fazer uma pesquisa em educação utilizando o materialismo histórico-dialético, mas sim apontar alguns mecanismos que contribuam para a construção de uma investigação desse porte. Enfatiza-se como necessário compreender a realidade dos sujeitos envolvidos na pesquisa, observando categorias como totalidade, contradição e mediação. Verifica-se que a essência está no processo, em uma relação dinâmica entre o sujeito e o mundo real. Compreende-se que, segundo Nosella (2004), a pesquisa em educação com enfoque materialista demarca-se por uma subjetividade criativa, pela preocupação política, pela sensibilidade e pelo estilo pessoais.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Edição

Seção

Artigos