DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA CHC DE HABILIDADES
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Engenharia, para posterior comparação com as da teoria CHC (Cattell, Horn, Carroll). Para isso, foram realizadas análises qualitativas em três etapas: a primeira consistiu em destacar os termos (verbos) de cada uma das 14 habilidades descritas nas DCN. A segunda etapa contemplou a busca de conceituação teórica dos termos destacados com base nas conceituações teóricas de termos idênticos encontrados nas teorias cognitivas da taxonomia dos domínios cognitivos de Bloom, nas operações de pensamento conceituadas por Raths e, ainda, no significado deles no dicionário de Psicologia (APA). A terceira etapa foi realizada a partir dos resultados obtidos nas etapas anteriores, o que permitiu realizar uma comparação conceitual dos termos das DCN com as definições das habilidades da teoria CHC. Como resultado, foram encontradas semelhanças conceituais entre habilidades e competências descritas nas DCN e as definições encontradas na teoria CHC de habilidades. Desse modo, do total de 98 habilidades específicas presentes na teoria CHC, foi possível relacionar 22 habilidades da teoria CHC com 7 habilidades descritas nas DCN. Ainda nessa perspectiva, 7 habilidades das DCN foram consideradas competências, após análise de seus conteúdos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)