A PROFISSÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DO PROFESSOR
Resumo
Este artigo é resultado da atividade prática desenvolvida na disciplina obrigatória
Psicologia e Educação dos cursos de licenciatura de uma universidade localizada
no estado de São Paulo. Além da observação em sala de aula do ensino funda-
mental II e ensino médio, propôs-se a realização de uma entrevista com os profes-
sores observados nas escolas. As questões se referem aos motivos da escolha da
profissão, às principais dificuldades na docência, aos recursos didáticos, às
formas de avaliação utilizadas, bem como a outras considerações sobre a carreira
docente. O número de sujeitos entrevistados foi de 33 professores, de escolas
públicas e privadas. Os resultados da pesquisa apontaram que o motivo da es-
colha para a maioria dos entrevistados foi o desejo de ensinar. As dificuldades
mais apontadas no cotidiano escolar foram indisciplina, desinteresse dos alunos
e desvalorização da carreira. No entanto, a maioria dos entrevistados mantém o
empenho na profissão e se considera bem-sucedida.
Palavras-chave: Professor. Docência. Indisciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)