DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM DISSERTAÇÕES E TESES DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Resumo
Com o propósito de identificar concepções de democratização, acesso e perma-
nência na educação superior manifestas nas pesquisas publicadas e apresentadas
em programas de pós-graduação, foram analisadas teses e dissertações produzidas
por docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e disponibili-
zadas na biblioteca central, tendo em vista que podem indicar problemáticas e/ou
concepções que estejam em pauta na universidade em foco. Este trabalho se funda-
menta em estudiosos como Osvaldo Dias Sobrinho, Maria das Graças Martins da
Silva, Tereza Christina Aguiar Veloso, entre outros. Detectou-se a presença de ações
dessa instituição em favor da democratização do acesso à educação superior, pre-
dominando, porém, uma concepção de acesso que não inclui a permanência do
aluno. Sobre esse assunto, saliente-se, há poucas discussões específicas. Há indí-
cios da necessidade de se levar em conta a relação entre democratização do acesso
e democratização do conhecimento na perspectiva de repensar conhecimentos e
saberes veiculados, estudados, reconhecidos ou não neste nível de ensino.
Palavras-chave: Democratização. Acesso. Permanência. UNEMAT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)