O DIFERENCIAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR: O ENSINO DA DISCIPLINA GERONTOLOGIA SOCIAL NA GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Resumo
As práticas docentes na educação superior devem buscar, além da instrumentalização dos discentes, despertar nos futuros profissionais a capacidade de buscar a continuidade e o aperfeiçoamento de sua formação a partir da observação das demandas presentes na sociedade em que esses profissionais irão atuar. Com esse objetivo, o curso de Graduação em Serviço Social do Instituto Camillo Filho (ICF-PI) inseriu em seu currículo a área de estudos da Gerontologia Social, como componente curricular obrigatório, com atividades teóricas e práticas. Nesse sentido, os docentes do ICF-PI tiveram de desenvolver diferentes estratégias de ensino e metodologias para lecionar a disciplina de Gerontologia Social. A observação e análise das atividades didáticas utilizadas em sala de aula servirão de retroalimentação à própria condição de docente no magistério superior. Nesse sentido, incluímos uma sondagem de conhecimentos prévios, utilização de informações veiculadas nas diferentes mídias, além de atividades interdisciplinares para desarticular percepções preconceituosas e estigmatizantes sobre velhice. Pelas análises realizadas junto aos discentes, por meio da aplicação de questionários, constatamos que a maioria substituiu suas percepções preconceituosas e estigmatizantes. Desse modo, os profissionais do serviço social devem procurar a qualificação sobre o envelhecimento e utilizar-se do trabalho interdisciplinar, porquanto a temática ainda é passível de muitos estudos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)