APONTAMENTOS SOBRE A PROFISSÃO PROFESSOR: NOVOS PARADIGMAS ACERCA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O presente artigo, resultante de pesquisa desenvolvida junto programa de
Mestrado em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI),
tem como questão central a seguinte indagação: Quais são os novos
paradigmas da formação e da profissionalização dos professores da Educação
Básica?. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo é conhecer os
paradigmas atuais da formação e da profissionalização dos professores da
Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica no âmbito da qual
dialogamos com autores, tais como: Perrenoud (1992), Nóvoa (1992, 1995),
Schon (1992, 2000), para citar alguns. O texto está organizado de modo a
contemplar questões referentes aos paradigmas contemporâneos acerca da
formação docente, apresentando análises e reflexões teóricas relativas à profissão professor e à formação do professor. Nas notas finais, ressaltamos que
o trabalho docente é uma profissão que exige um profissional credenciado,
que domine tanto o saber do conteúdo a ser ensinado, quanto o saber-fazer;
aspectos que devem ser contemplados pela formação do professor.
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