O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NATURAIS: AMBIENTE, MOTIVAÇÃO, AÇÃO, OPERAÇÃO E COOPERAÇÃO - EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM EFETIVA
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre a importância do laboratório
de Ciência Naturais no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento
da autonomia intelectual e moral da criança. Nessa perspectiva,
buscou-se aporte na Epistemologia Genética de Jean Piaget, a qual defende
que o professor, para organizar atividades experimentais, deverá assumir
uma postura didático-pedagógica que: incentive atitudes questionadoras;
valorize a experiência lógico-matemática (abstração reflexionante); propicie
a autonomia moral e intelectual dos alunos; e valorize o self-government,
os conhecimentos prévios dos discentes e a realização de trabalhos/ atividades
em grupos, contextualizados com o cotidiano dos alunos. Dessa forma,
o laboratório de ciências naturais deverá oferecer uma grande variedade
de opções e modificações de acordo com as ações impostas sobre ele
pelos que dele usufruem - nunca é estático, está sempre produzindo mudanças,
uma vez que as crianças modificam seu meio, bem como este as
modifica.
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