AVALIAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v44i89.83130

Palavras-chave:

avaliação de políticas públicas, assistência estudantil, permanência e êxito

Resumo

Este artigo compara diversas políticas de assistência estudantil com foco principal no pagamento de auxílios estudantis em pecúnia, envolvendo programas, projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento integral e integrado do estudante em algumas instituições federais de ensino superior (IFES). Em relação a esta política, este estudo mostra a problemática com ênfase histórica na descontinuidade das ações, o que não contribui para a permanência do estudante na instituição. Em termos de metodologia, descreve uma nova abordagem para a distribuição do recurso, visto como uma solução para este problema. Quanto aos meios, esta pesquisa é considerada quantitativa, pois o objetivo desta é analisar o perfil do estudante de uma IFES a partir de quantificações, usando métodos matemáticos. Em relação aos fins, esta investigação é descritiva, objetivando caracterizar as políticas de assistência estudantil para permanência e êxito, estabelecendo relações entre variáveis, o que envolve técnicas de coleta de dados padronizados. Finalmente, este estudo envolve a análise exaustiva, buscando um detalhamento aprofundado do assunto. Os principais resultados desta pesquisa mostram que um programa institucional de assistência ao educando contínuo, que garanta ao discente as condições básicas, como alimentação, transporte e saúde, durante toda a sua vida acadêmica, permite que este consiga lograr êxito ao concluir seu curso, mesmo em situações fortuitas e de força maior, como ocorreu durante a pandemia.

Biografia do Autor

Mário Wedney de Lima Moreira, Universidade da Beira Interior (Portugal)

Doutor em Engenharia Informática pela Universidade da Beira Interior (Portugal).

Adriana Castro Araújo

Doutora em Educação Brasileira e Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior.

Erica de Lima Gallindo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestra em Informática e Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

2022-12-26