ESTIMAÇÃO DA EFICIÊNCIA ESCOLAR ATRAVÉS DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA)¹:
ESTUDO DE CASO EM MUNICÍPIOS CEARENSES
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i89.83131Palavras-chave:
avaliação educacional, análise envoltória de dados (DEA), eficiência educacionalResumo
No Ceará, há 30 anos, instaurou-se o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE) como uma ferramenta para monitorar a qualidade educacional, componente de uma política pública direcionada à educação básica que impulsiona municípios a melhorarem a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Porém, apresentar boas proficiências não significa que todas as escolas tenham sido eficientes em seus processos de formação. Este artigo almeja demonstrar a aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA) enquanto metodologia que permite identificar fatores educacionais que precisam de atenção maior por parte dos gestores, para que as unidades escolares possam melhorar sua eficiência com os recursos disponíveis. Salienta-se, todavia, que os gestores precisam tomar decisões considerando não apenas as análises impessoais dos pesquisados, mas as condições vividas no local da avaliação.
Referências
ambiente universitário: adaptação cultural e evidências de validade. Perspectivas
(online), Florianópolis, v. 40, p. 1-19, 2022.
ANDRIOLA, W. B.; Araújo, A. C. Potencialidades da Avaliação Formativa e
Somativa. Revista Eletrônica Acta Sapientia, v. 5, p. 1-15, 2018.
ARAÚJO, K. H.; LEITE, R. H.; ANDRIOLA, W. B. Prêmios para escolas e professores
com base no desempenho acadêmico discente: a experiência do estado do Ceará
(Brasil). Revista Linhas, Florianópolis, v. 10, p. 303-325, 2019.
BANKER, R.; CHARNES, A.; COOPER, W. Some models for estimating technical and
scale inefficiencies, in Data Envelopment Analysis. Management Science, v. 30,
n. 9, p. 1078-1092, 1984.
BEZERRA, D. V. Avaliação de eficiência de redes corporativas utilizando análise
envoltória de dados. 2010. 83 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada)
– Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Universidade Estadual
do Ceará, Fortaleza, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,
Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
CAPES. Plataforma Sucupira. Disponível em: https://www.capes.gov.br/
avaliacao/plataforma-sucupira. Acesso em: 12 abr. 2020.
CAVALCANTE, S. M. A. Avaliação da eficiência acadêmica dos cursos de graduação
da Universidade Federal do Ceará (UFC): utilização de indicadores de desem-
penho como elementos estratégicos de gestão. 2011. 215 f. Tese (Doutorado em
Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do
Ceará, Fortaleza, 2011.
CAVALCANTE, S. M. A.; ANDRIOLA, W. B. Avaliação da eficiência dos cursos de
graduação da Universidade Federal do Ceara (UFC) através da Análise Envoltória
de Dados (DEA). Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Santiago de
Chile, v. 5, p. 291-313, 2012.
CAVALCANTE, S. M. A.; LEITE, R. H. A aplicação da técnica de Análise Envoltória
de Dados na avaliação de cursos de graduação da Universidade Federal do
Ceará. In: LEITE, Raimundo Hélio; RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros (org.).
Avaliação educacional: veredas, fronteira de eficiência. Fortaleza: UFC, 2013.
p. 95-110.
CHAVES, A.C; THOMAZ, A. C. F. Gestão pública e pesquisa operacional:
avaliação de desempenho em agências da Previdência Social. Revista do Serviço
Público, Brasília, v. 59, n. 2, p. 221-236, 2008.
CEARÁ. Lei nº 14.371, de 19 de junho de 2009. Cria o Prêmio Escola Nota Dez,
destinado a premiar as escolas públicas com melhor resultado no Índice de
Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa), e dá outras providências. Diário
Oficial do Estado, Poder Executivo, Fortaleza, 19 jun. 2009.
CEARÁ. Lei nº 15.052, de 6 de dezembro de 2011. Institui o Prêmio Escola Nota
Dez, destinado a premiar as escolas públicas com melhores resultados de
aprendizagem no segundo e quinto anos de ensino fundamental, e dá outras
providências. Diário Oficial do Estado, Poder Executivo, Fortaleza, 12 dez. 2011.
CERETTA, P. S.; NIEDERAUER, C. A. P. Rentabilidade e eficiência do setor bancário.
Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 7-26, 2001.
CHARNES, A.; COOPER, W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision making
units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429-444, 1978.
EDALATPANAH, S.A. Data envelopment analysis based on triangular neutrosophic
numbers. CAAI Trans. Intell. Technol., 2020, Vol. 5, Iss. 2, pp. 94–98. Disponível
em: https://ietresearch.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1049/trit.2020.0016.
Acesso em: 17 jul. 2022.
EDALATPANAH, S.A. Neutrosophic Perspective on DEA. Journal of Applied
Research on Industrial Engineering, v. 5, n. 4, p. 339–345, 2018. Disponível em:
http://www.journal-aprie.com/article_91226_0d40ecb9810089cda0616b8089c0
d88d.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022.
KLEIN, R. Uma solução para a divergência de diferentes padrões no SAEB. Ensaio:
Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 229-
249, 2019.
LEMOS, R. A. F. A aplicação da Análise Envoltória de Dados para comparativo dos
cursos de graduação do Centro Universitário Católica de Quixadá. 2016. Mono-
grafia (Graduação em Sistemas de Informação) – Programa de Graduação em
Sistema de Informação, Centro Universitário Católica de Quixadá, Quixadá, 2016.
MUNIZ, R. F. Os efeitos de uma sistemática de avaliação municipal na
aprendizagem de alunos de 2º ano dos anos iniciais em escolas do município
de Jijoca de Jericoacoara (CE). 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal
do Ceará, Fortaleza, 2016.
MUNIZ, R. F. Otimização da eficiência educacional de unidades escolares:
vivências de avaliação do ensino-aprendizagem com métodos multicritérios.
2020. 150f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de
Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2020.
MUNIZ, R. F.; ANDRIOLA, W. B.; MUNIZ, S. M.; THOMAZ, A. C. F. Emprego do Data
Envelopment Analysis (DEA) para estimar a eficiência escolar. Ensaio: avaliação e
políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 30, p. 116-140, 2022.
MUNIZ, R. F.; ANDRIOLA, W. B.; MUNIZ, S. M.; THOMAZ, A. C. F. The Use of Data
Envelopment Analysis (DEA) to Estimate the Educational Efficiency of Brazilian
Schools. Journal of Applied Research on Industrial Engineering (JARIE), Teheran,
v. 8, n. 3, 2021.
NUNAMAKER, T. R. Using Data Envelopment Analysis to measure the efficiency of
non-profit organizations: A critical evaluation. Managerial and Decision
Economics, v. 6, n. 1, p. 293-323, 1985.
O POVO. Ceará tem 87 das 100 melhores escolas públicas do Brasil no ensino
fundamental. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2022/
09/16/ceara-tem-87-das-100-melhores-escolas-publicas-do-brasil-no-ensino-
fundamental.html. Acesso em: 12 nov. 2022.
ROSANO-PEÑA, C. R. Um modelo de avaliação da eficiência da Administração
Pública através do método Análise Envoltória de Dados (DEA). RAC, Curitiba,
v. 12, n. 1, p. 83-106, jan./mar. 2008.
SHERMAN, D.; ZHU, J. Benchmarking with quality-adjusted DEA (Q-DEA) to seek
lower-cost high quality service: evidence from a U.S. bank application. Annals of
Operations Research, v. 145, n. 1, p. 301-319, 2006.
SOUZA JÚNIOR, C. V. N.; GASPARINI, C. E. Análise de eqüidade e da eficiência dos
estados no contexto do federalismo fiscal brasileiro. Estudos Econômicos, São
Paulo, v. 36, n. 4, p. 803-832, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rita de Fátima Muniz, Wagner Bandeira Andriola, Sheila Maria Muniz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)