CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DE JI-PARANÁ (RO):
UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.88648Palavras-chave:
educação matemática, formação de professores, prática pedagógica, ensino médio, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou as concepções e as práticas pedagógicas de
18 professores de Matemática que atuam no Ensino Médio, em onze escolas públicas urbanas
do município de Ji-Paraná (RO), interior do estado de Rondônia. O presente artigo analisa as
percepções desses professores quanto a suas concepções teóricas e suas práticas pedagógicas
no escopo da Educação Matemática na sociedade contemporânea, com fundamentação teórica
em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e dialogando com pesquisadores que estudam a
Educação Matemática. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo
exploratória, com dados coletados mediante questionário disponibilizado on-line via Google
Forms. A análise textual discursiva dos dados revelou, fundamentalmente, o seguinte: a)
33,33% dos professores adotam concepções tradicionais de ensino; b) 22,22% vinculam suas
práticas ao construtivismo e às teorias do “aprender a aprender”; c) apenas 22,22% buscam
inovar em suas atividades docentes; d) 22,22% não sustentam sua prática em nenhuma teoria
educacional ou psicológica; e) autores ou pressupostos vinculados à Teoria Histórico-Cultural
praticamente não são mencionados pelos professores pesquisados, indo ao encontro de outros
estudos por nós realizados na Amazônia Ocidental. A pesquisa ajuda a melhor compreender
as concepções teórico-práticas de professores de Matemática atuantes no Ensino Médio,
especificamente, no estado de Rondônia. São necessários, porém, novos estudos, em
diferentes contextos históricos e culturais do país, para poder constituir um panorama mais
abrangente em termos nacionais.
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