FORMAÇÃO DE MENTORES
MEMÓRIAS SOBRE INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS SOBRE A MENTORIA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.89312Palavras-chave:
formação de professores, início da carreira, mentoriaResumo
Este artigo analisou narrativas de professoras, participantes de um Programa Híbrido de
Mentoria, acerca do início da carreira docente e de suas expectativas e motivações sobre a
mentoria. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar como as professoras experientes,
ao acessarem as memórias sobre o início da carreira, expressam suas motivações e as relações
que estabelecem entre estas e a sua nova ação como formadoras de professoras iniciantes em
um Programa Híbrido de Mentoria. As participantes deste estudo foram sete professoras dos
anos iniciais, integrantes do Programa Híbrido de Mentoria. As narrativas se mostraram como
uma estratégia que revelou aspectos importantes sobre o início da carreira das mentoras,
proporcionando reflexões e confirmando o que afirma a literatura sobre as características
dessa fase da carreira. Além disso, procurou-se compreender como as trajetórias formativas,
com destaque para os primeiros anos de atuação, são relacionadas pelas mentoras às suas
futuras atividades de mentoria com as professoras iniciantes, considerando a complexidade da
docência.
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