ELEMENTOS DE UMA ÉTICA FUNDAMENTAL:
A OBTENÇÃO DO BEM HUMANO¹
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.92687Palavras-chave:
ética fundamental, educação, bem humanoResumo
Tomando algumas considerações sobre a crise dos valores humanos e sobre a necessidade de se pensar as ações humanas no mundo atual voltadas para uma dimensão ética, este artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos de uma ética fundamental para que se possa compreender o seu real sentido na obtenção do bem humano. Para tanto, começaremos com alguns conceitos sobre ética, moral, cidadania e política. Em seguida tomaremos o pensamento de alguns clássicos da Filosofia Antiga para delinearmos os fundamentos da ética em suas concepções com destaque às considerações de Kant, na modernidade, que defende a necessidade da educação para a formação da consciência moral. Por fim, no terceiro ponto, à luz dessa fundamentação, falaremos da ética individual, social e profissional. Esta última consiste em o profissional ser feliz a fazer feliz a quem o procura. Finalizaremos o texto com uma breve discussão acerca da ciência moderna e dos valores que norteiam o agir humano na atualidade, fazendo uma reflexão sobre a necessidade de resgatarmos os valores éticos cuja mediação central ocorre por meio da educação.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1984. v. 2.
CAMARGO, Marculino. Fundamentos de ética geral e profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva. Tradução de José Arthur Giannotti e Miguel Lemos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
KANT, Imannuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1986.
KANT, Imannuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 5. ed. Piracicaba: Editora UIMEP, 2006.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Tradução de Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1989.
NOBRE LOPES, Fátima Maria. O estranhamento como fenômeno histórico-social em Lukács. Educação em Debate, Fortaleza, n. 29-32, p. 15-20, 1995.
NOBRE LOPES, F. M; SILVA FILHO, A. L. da. Temas de filosofia e de história da educação: bases teóricas e experienciais. Curitiba: CRV, 2018. p. 15-a 28.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo. A filosofia na crise da modernidade. São Paulo: Loyola, 1989.
PLATÃO. A República. Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980.
PLATÃO. Defesa de Sócrates. Tradução de Jaime Bruna et al. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.
SOUZA FILHO, Oscar D’Alva. Ética individual e ética profissional: princípios da razão feliz. Fortaleza: ABC, 1998.
VAZ, Henrique C. L. Ética e liberdade. São Paulo: Loyola, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fátima Maria Nobre Lopes, Adauto Lopes da Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)