RELAÇÕES DE GÊNERO E DOCÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM BELÉM (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93454

Palavras-chave:

relações de gênero, Práticas pedagógicas, Ensino médio, Método Documentário

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa que que teve como foco entender como as práticas corporais na escola são afetadas pela compreensão das relações de gênero entre docentes de Educação Física que atuam no Ensino Médio. Trata-se de uma a pesquisa qualitativa ancorada na fenomenologia social que utilizou a entrevista narrativa como instrumento de coleta de dados e o Método Documentário para a interpretação de dados junto a seis professores/as de Educação Física atuantes no munícipio de Belém, Pará. Os resultados delinearam o modelo de orientação “desconhecimento”, caracterizado pela falta de entendimento sobre as relações de gênero, de modo que utilizam o gênero como um fator binário para a composição e organização das atividades, atingindo a participação, especialmente, das meninas, embora tenha sido possível identificar mudanças neste processo.

Biografia do Autor

Jeanne Lima de Oliveria, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Currículo da Educação Básica pela Universidade Federal do Pará (2020-2022). Licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Lucélia de moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Educação. Profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED/UEPA.

Referências

ALTMANN, Helena. Marias (e) Homens nas Quadras: sobre a ocupação do espaço físico escolar. Educação & Realidade, v. 24, n. 2, 1999.

ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. Cortez Editora, 2015.

ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em educação física:" meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar"?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, n. 19, p. 491-501, maio-ago 2011.

ALVARINAS-VILLAVERDE, Myriam; PAZOS-GONZALEZ, Macarena. Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumnado. REDIE- Revista Electrónica de Investigación Educativa, México, v. 20, n. 4, p. 154-163, dez 2018.

BARZOTTO, Carlos Eduardo; SEFFNER, Fernando. Escola sem partido e sem gênero: redefinição das fronteiras entre público e privado na educação, Revista da FAEEBA–Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 58, p. 150-167, abr./jun. 2020

BITTENCOURT, Daniella Rocha; BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. O corpo é voz, mas na Educação Física não: compreensões sobre corpo na formação docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, e4091, maio/ago 2021.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva. Introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

BOHNSACK, Ralf; WELLER, Wivian. O método documentário na análise de grupos de discussão. In: Wivian Weller; Nicole Pfaff (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BUTLER, Judith. Regulações de gênero. Cadernos Pagu, n. 42, p. 249–274, jan. 2014

CORREIA, Marcos Miranda; DEVIDE, Fabiano Pries; MURAD, Maurício. Discurso da licenciatura em Educação Física sobre as questões de gênero na formação profissional em Educação. Salusvita, Bauru, v. 35, n. 1, 2016.

DEVIDE, Fabiano Pries. Estudos de gênero na educação física e no esporte. Paraná: Editora Appris, 2017.

FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Revista crítica de ciências sociais, n. 63, p. 07-20, 2002.

CHICON, José Francisco. Inclusão e exclusão no contexto da educação física escolar. Movimento, v. 14, n. 1, p. 13–38, 2008.

DORNELLES, Priscila Gomes. Marcas de gênero na Educação Física escolar: a separação de meninos e meninas em foco. Motrivivência, n. 37, p. 12-29, 2011

DORNELLES, Priscila Gomes. Do corpo que distingue meninos e meninas na educação física escolar. Cadernos Cedes, v. 32, p. 187-198, 2012.

DORNELLES, Priscila Gomes; DAL’IGNA, Maria Cláudia. Gênero, sexualidade e idade: tramas heteronormativas nas práticas pedagógicas da educação física escolar. Educação e Pesquisa, v. 41, n. SPE, p. 1585–1599, dez. 2015

FRAGA, Alex Branco. Concepções de gênero nas práticas corporais de adolescentes. Movimento, v. 2, n. 3, p. 35-41, 1995.

GOELLNER, Silvana Vilodre; FRAGA, Alex Branco. O espetáculo do corpo: mulheres e exercitação física no início do século XX. In: CARVALHO, M.J.S.; ROCHA, C.M.F. (Orgs.). Produzindo gênero. Porto Alegre: Sulina, 2004.

GOELLNER, Silvana Vilodre. O método francês e a educação física no Brasil: da caserna à escola. Porto Alegre: GRECCO, 2021.

LIMA, Francis Madlener de; DINIS, Nilson Fernandes. Corpo e gênero nas práticas escolares de Educação Física. Currículo Sem Fronteiras, Brasil, v. 7, p. 243-252, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: vozes, 1997.

MATOS, Naiara da Rocha et al. Discussão de gênero nas aulas de Educação Física: uma revisão sistemática. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 261-277, maio 2016..

MIGUEL, Luis Felipe. Da “doutrinação marxista” à" ideologia de gênero"-Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito e práxis, v. 7, n. 15, p. 590-621, 2016.

MISKOLCI, Richard. Um corpo estranho na sala de aula. In: ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter Roberto. Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 2005

MORENO, Montserrat. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. São Paulo: Moderna, 2003.

CORSINO, Luciano Nascimento; AUAD, Daniela. O professor diante as relações de gênero na educação física escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

NEIRA, Marcos Garcia. Etnografando a prática do skate: elementos para um currículo de Educação Física. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 18, p. 299-316, 2014.

SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos; MOTTIN, Karina Veiga; SILVA, Amanda da. As cruzadas antigênero, antifeminismo, resistências e a disputa pela educação. Dialogia, n. 41, p. 22300, 2022.

SARAIVA, Maria do Carmo. Por que investigar as questões de gênero no âmbito da Educação Física, Esporte e Lazer? Motrivivência, v.13, n. 19, p. 79-85, 2002.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 71-99, 1995.

SCHÜTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 2002.

SOUSA, Eustáquia Salvadora de; ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes, v. 19, n.48, p. 52-68, 1999.

UCHOGA, Liane Aparecida Roveran; ALTMANN, Helena. Educação física escolar e relações de gênero: diferentes modos de participar e arriscar-se nos conteúdos de aula. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 2, p. 163–170, abr. 2016

WELLER, Wivian; OTTE, Janete. Análise de narrativas segundo o método documentário: exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Civitas Revista de Ciências Sociais, v. 14, p. 325-340, 2020.

WELLER, Wivian; ZARDO, Sinara Pollom. Entrevista narrativa com especialistas: aportes metodológicos e exemplificação. Faeeba, Salvador, v. 22, n. 40, p. 131-143, jul. 2013.

WELLER, Wivian. Narrativas biográficas de jovens: o que seus destinos revelam? In: CARRANO, Paulo. FÁVERO, Osmar. Narrativas juvenis e espaços públicos: olhares de pesquisa em educação, mídia e ciências sociais. Niterói: Editora da UFF, 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-24