SEMIÓTICA SOCIAL E LETRAMENTO RACIAL

UMA PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS UTILIZANDO SÉRIE DE TV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94479

Palavras-chave:

Semiótica Social, Letramento Racial, Ensino de Inglês

Resumo

Com o avanço contínuo da globalização, surgem novos meios de comunicação que visam otimizar tarefas e melhorar a gestão do tempo no cotidiano. Ao mesmo tempo, a persistência do racismo em contextos escolares revela a urgência de ações pedagógicas que fomentem discussões sobre essa questão, buscando combatê-la de maneira eficaz. Portanto, é essencial que as instituições de ensino atualizem suas práticas por meio de um ensino multiletrado, visando uma formação crítica e cidadã.Orientados por autores como Kress e Van Leeuwen (1996, 2006, 2021) sobre Semiótica Social, Callow (2013) e Silva (2016) sobre Multimodalidade e ensino, além de Almeida (2019) sobre Racismo, Preconceito e Discriminação, este estudo tem como objetivo investigar como uma intervenção no ensino de inglês, usando a série “Todo Mundo Odeia o Chris”, pode contribuir para o desenvolvimento do letramento racial entre os alunos.A pesquisa-ação foi realizada com uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando dados coletados de gravações audiovisuais e roteiros semiestruturados. Os resultados mostraram que os estudantes reconheceram o racismo na série, estabelecendo conexões com suas próprias experiências de vida. Durante as exibições, expressaram indignação e tristeza ao testemunhar divisões raciais, o que evidenciou suas reflexões sobre letramento racial. As respostas em questionários e discussões orais demonstraram a capacidade dos alunos de integrar diversos conhecimentos, refletindo um progresso no uso de linguagens e tecnologias digitais em suas análises.

Biografia do Autor

Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Graduado em Letras Língua Inglesa Professor vinculado à Secretaria Municipal da Educação de Iracema - CE e à Secretaria de Estado de Educação do Ceará.

Maria Zenaide Valdivino da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística Aplicada Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Pos-LA/UECE). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Aracati - CE.

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Publicado

2024-11-23