APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
DESAFIOS PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS E INFORMATIVAS ENTRE PESSOAS IDOSAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94498Palavras-chave:
Aprendizagem, envelhecimento, desigualdade socialResumo
A promoção da aprendizagem é relevante no aumento de repertório para lidar com as adversidades. Com isso, o presente estudo objetivou discutir a relevância da aprendizagem para o idoso com enfoque nos benefícios, potencialidades e dificuldades. Consistiu em um estudo descritivo, transversal e qualitativo, realizando uma revisão narrativa da literatura. A captação de materiais foi realizada por meio de plataformas de buscas utilizando os descritores “aprendizagem”, “envelhecimento” e “desigualdade social”. Observou-se que a aprendizagem necessita de diferentes recursos, proporciona benefícios e, ao longo da vida, auxilia na adaptação diante das demandas ocasionadas pelo envelhecimento. Porém, as desigualdades sociais se tornam uma problemática que pode ser um impeditivo ao acesso a essas modalidades de atividades entre pessoas idosas. Concluiu-se ser relevante fomentar atividades que promovam a aprendizagem entre idosos, porém, considerando as especificidades para a sua efetividade.
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