EDUCAÇÃO E TRABALHO
TRAJETÓRIAS DE VIDA DE MULHERES FEIRANTES EM BATURITÉ (CE)
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94503Palavras-chave:
mulheres feirantes, gênero, educação, trabalho, feira livre de Baturité (CE)Resumo
Este artigo analisa os discursos de mulheres feirantes de Baturité (CE) em relação ao acesso à
educação, utilizando a metodologia de história oral para investigar a vida dessas mulheres.
Os resultados revelam uma forte ligação entre suas trajetórias laborais e o acesso à educação,
destacando as limitações enfrentadas devido a responsabilidades familiares e à inserção ao
trabalho desde a infância. Apesar desses desafios, a feira emerge como um espaço de
autonomia, interação social e sustento financeiro para essas mulheres. No entanto, são
evidenciadas as dificuldades do trabalho informal, a falta de segurança e os obstáculos
impostos em condições sociais e ambientais adversas. Este estudo destaca a importância de
compreender a interação entre educação e trabalho na vida dessas mulheres, valorizando suas
histórias e experiências.
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