EDUCAÇÃO E TRABALHO

TRAJETÓRIAS DE VIDA DE MULHERES FEIRANTES EM BATURITÉ (CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94503

Palavras-chave:

mulheres feirantes, gênero, educação, trabalho, feira livre de Baturité (CE)

Resumo

Este artigo analisa os discursos de mulheres feirantes de Baturité (CE) em relação ao acesso à
educação, utilizando a metodologia de história oral para investigar a vida dessas mulheres.
Os resultados revelam uma forte ligação entre suas trajetórias laborais e o acesso à educação,
destacando as limitações enfrentadas devido a responsabilidades familiares e à inserção ao
trabalho desde a infância. Apesar desses desafios, a feira emerge como um espaço de
autonomia, interação social e sustento financeiro para essas mulheres. No entanto, são
evidenciadas as dificuldades do trabalho informal, a falta de segurança e os obstáculos
impostos em condições sociais e ambientais adversas. Este estudo destaca a importância de
compreender a interação entre educação e trabalho na vida dessas mulheres, valorizando suas
histórias e experiências.

Biografia do Autor

Maria Vitoria Silva Cardoso

Mestra em Humanidades

Mara Rita Duarte de Oliveira Berraoui, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em Educação. 

Francisco Vitor Macêdo Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor e Doutor em Filosofia.

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Publicado

2024-11-23