NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA:

APRECIAÇÃO E RÉPLICA COMO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE SOCIOCOGNITIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93241

Keywords:

Práticas de linguagem, Apreciação e Réplica, Sociolinguística

Abstract

A abordagem sociocognitiva é uma ferramenta proposta pelos estudos contemporâneos da linguagem, cuja importância é tanta para a Língua Portuguesa que sequer cogitamos a hipótese de ela não fazer parte das aulas nos dias atuais. Por isso, nosso objetivo é detalhar como desenvolvemos e aplicamos um plano de aula para ser trabalhado remotamente numa escola da rede pública local. Em nossa pesquisa, cuidamos de fazer uma reflexão sobre a importância do estudo das novas práticas de linguagem na Língua Portuguesa e como elas podem definir a vida durante e depois da escola. Durante a atividade pesquisada exercemos também nosso papel crítico, momento em que observamos qual o perfil de leitura dos alunos, o que nos possibilitou a elaboração de uma regência docente que contribuísse para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para uma prática de leitura crítico-reflexiva dentro e fora da escola. No nosso trabalho, tivemos a preocupação de investigar e compreender como se dá o processo de formação do leitor e qual a posição que o professor deve ocupar na sala de aula, dadas as peculiaridades do ambiente investigado e as condições socioeconômicas dos alunos.

Author Biographies

Damião Benilson Gomes de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Direito pela UNIESP. Licenciado em Letras pela UNINTER.

Niltom Vieira Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Pós-doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Doutor e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bacharel em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Licenciado em Matemática e Física pela Faculdade Capixaba da Serra (SERRAVIX). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

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Published

2024-05-26