A EDUCAÇÃO DE SURDOS E A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA PARAÍBA (2016 A 2023)
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93428Keywords:
educação de surdos, educação bilíngue para surdos, escola de surdos, escola cidadã integral.Abstract
A proposição deste artigo é apresentar uma revisão sistemática sobre a educação de surdos e a Escola Cidadã Integral, na Paraíba, no período de 2016 a 2023. O levantamento de trabalhos foi realizado a partir de dois lócus epistêmicos: as reuniões da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O estudo evidenciou o foco de pesquisas sobre a Escola Cidadã Integral em instituições públicas da Paraíba. Supomos que tal foco se deve porque o modelo Escola Cidadã Integral faz parte de um programa regional, o Programa das Escolas Cidadãs Integrais, específico da Paraíba, que foi criado em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, no ano de 2015, tornando-se em 2018, uma política de estado, sendo ampliado para toda a Rede Estadual de Educação. Nenhum estudo abordou a ECI na escola de surdos: ECIAC, o que revela a necessidade de indicação de outros estudos, visando aprofundar essa questão. Além disso, revela que a ECI é um modelo de escola concebida para ouvintes, em sua maioria feito por ouvintes, que não é direcionado para as pessoas surdas. Mesmo diante da mudança em seu projeto político pedagógico, destacamos a importância da ECIAC, enquanto uma escola pública bilíngue para surdos, na constituição do ser surdo e na educação das pessoas surdas de Campina Grande/PB e das demais cidades circunvizinhas, resultado de um esforço coletivo e participativo de todos os segmentos da escola, que, há 40 anos, configura-se como um espaço de resistência face à mudança para o referido modelo de escola e perante às políticas que reforçam a pedagogia das competências e a padronização das escolas.
References
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Revisão da Bibliografia. In. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. p. 179-188. Disponível em: professor.ufop.br/sites/default/files/shei/files/alves_mazzotti_gewandsznajder_completo-1.pdf. Acesso em: 03 fev. 2024.
AMORIM, Eduarda Lira: Coordenação Pedagógica nas Escolas Cidadãs Integrais: percursos didático-curriculares. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26688. Acesso em: 22 mar. 2024.
BEHARES, Luiz Ernesto. Novas correntes na educação de surdos: dos enfoques clínicos aos culturais (Mimeo.). Trad. Eleny Gianini. 1991.
DORZIAT, Ana. Bilinguismo e surdez: para além de uma visão linguística e metodológica. in: SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. v. 1. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 27-40.
HENRIQUE, Maria Claudia Coutinho. Escola Cidadã Integral de ensino médio do estado da Paraíba: projeto de vida para o cidadão competente ou para o indivíduo emancipado? Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Campina Grande, Programa de Pós Graduação em Educação, Campina Grande, 2020. 113 f. Disponível em: Dissertações 2020 - Programa de Pós Graduação em Educação (ufcg.edu.br). Acesso em: 19 jan. 2024.
HONORATO, Rafael Ferreira De Souza. A política de currículo do programa de educação cidadã integral para o atendimento de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23501. Acesso em: 15 jan. 2024
LEITE, Maria Eduarda Pereira. Programa de Educação Integral na Paraíba: uma análise da política educacional sob a égide da racionalidade neoliberal. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17122. Acesso em: 20 fev. 2024.
MENEZES, Renata Kalliane Alves; SILVA, Luciana Leandro da. Implicações do programa de educação integral da paraíba na gestão escolar e no trabalho dos diretores. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Resumo Expandido - Trabalho em Andamento. 41ª Reunião Nacional da ANPEd, 2023. Disponível em: Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd | ISSN: 2447-2808. Acesso em: 26 fev. 2024.
MORAES, Violeta Porto. A possibilidade da escola de surdos: a defesa da escola para o encontro com o mundo. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br. Acesso em: 27 jan. 2024.
OLIVEIRA, Germana Silva de. Inclusão de surdos e direitos linguísticos em um campus do Instituto Federal de Educação da Paraíba. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020. Disponível em: http://www.ppged.ufcg.edu.br. Acesso em: 13 fev. 2023.
PARAÍBA. Escola Cidadã Integral. Disponível em: https://sites.google.com/view/ecipb/in%C3%ADcio?authuser=0. Acesso em: 14 fev. 2024.
PEREIRA, Rosymere. Protagonismo juvenil na escola cidadã integral: da concepção às vivências. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, 2020. Disponível em: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG: Protagonismo juvenil na Escola Cidadã Integral: da concepção às vivências. Acesso em: 10 jan. 2024.
SILVA, Thamyres Ribeiro da. Escola cidadã integral técnica: atores, sujeitos, influências e a atuação da política em uma escola localizada no brejo paraibano. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br. Acesso em: 04 jan. 2024.
SILVA, Laís Salustiano Da. O aluno surdo no IFPB/CG: uma análise a partir da política de inclusão. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2019. Disponível em: http://www.ppged.ufcg.edu.br. Acesso em: 28 jan. 2024.
SLOMSKI, Vilma Geni. Educação bilíngue para surdos: concepções e implicações práticas. Curitiba: Juruá, 2010, p. 25-58.
SKLIAR, Carlos. Abordagem socioantropológica em educação especial. In.: SKLIAR, Carlos (Org.). Educação e exclusão: abordagem socioantropológica em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. p. 8-20.
SKLIAR, Carlos. A localização política da educação bilíngue para surdos. In.: SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, v. 2, 1999.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista de Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, jan./abr. 2014, p. 165-189. Disponível em: Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas | Revista Diálogo Educacional (pucpr.br). Acesso em: 23 fev. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Antonia Luana Demetrio de Souza, Niédja Maria Ferreira de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)