RELAÇÕES DE GÊNERO E DOCÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM BELÉM (PA)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93454

Keywords:

relações de gênero, Práticas pedagógicas, Ensino médio, Método Documentário

Abstract

Este texto é resultado de uma pesquisa que que teve como foco entender como as práticas corporais na escola são afetadas pela compreensão das relações de gênero entre docentes de Educação Física que atuam no Ensino Médio. Trata-se de uma a pesquisa qualitativa ancorada na fenomenologia social que utilizou a entrevista narrativa como instrumento de coleta de dados e o Método Documentário para a interpretação de dados junto a seis professores/as de Educação Física atuantes no munícipio de Belém, Pará. Os resultados delinearam o modelo de orientação “desconhecimento”, caracterizado pela falta de entendimento sobre as relações de gênero, de modo que utilizam o gênero como um fator binário para a composição e organização das atividades, atingindo a participação, especialmente, das meninas, embora tenha sido possível identificar mudanças neste processo.

Author Biographies

Jeanne Lima de Oliveira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Currículo da Educação Básica pela Universidade Federal do Pará (2020-2022). Licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Lucélia de moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Educação. Profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED/UEPA.

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Published

2024-06-24