“SER SEM-TERRINHA É BRINCAR, SORRIR, LUTAR!”

vozes da infância sem-terrinha no assentamento Osiel Alves (RN)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i85.72476

Palabras clave:

MST, Sem-terrinha, Pedagogia do movimento, Pesquisa com crianças

Resumen

Considerando a íntima relação existente entre a educação e a luta camponesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, mais especificamente no que se refere ao seu caráter informal, do conhecimento nascido na luta, o presente relato de pesquisa busca externalizar as vozes das crianças sem-terra oriundas do assentamento Osiel Alves, dando destaque para a relação entre “brincar, sorrir, lutar” como parte da identidade sem-terrinha. Metodologicamente, a pesquisa tem a sua base nas conversas/entrevistas realizadas com oito crianças do assentamento, quatro meninas e quatro meninos, em idades diferentes, entre cinco e dez anos. Cabe destacar que a interação com as crianças ocorreu entre os meses de março e abril de 2019.

Biografía del autor/a

Júlia Amélia de Sousa Sampaio Barros Leal de Oliveira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Celiane Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação Infantil e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Economia Doméstica pela UFC. Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e em Geografia pela UFSCar. Professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2021-11-17

Número

Sección

Artigos