DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DIDÁTICOS AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EMBRIOLOGIA HUMANA

Autores/as

  • Joyla Maria Pires Bernardo Rede de Ensino Municipal de Meruoca (CE)
  • Ricardo de Oliveira Tavares Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Resumen

Um dos principais problemas para o ensino de biologia é a grande quantidade de conteúdos abstratos, com termos complexos, dificultando a compreensão dos alunos. Além disso, a falta de recursos, como a utilização de modelos que representem as estruturas na sua forma tridimensional, gera desinteresse por parte dos discentes. Diante disso, propõe-se neste trabalho a confecção de modelos didáticos referentes ao desenvolvimento embrionário humano, utilizando material reciclável e de baixo custo, a fim de facilitar a compreensão dos discentes. Além disso, objetiva-se evidenciar a importância de metodologias alternativas como estratégias eficientes para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um relato-pesquisa sobre a temática do ensino da biologia dialogando com questões da prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), feito com alunos de primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede estadual localizada em Sobral (CE), com o objetivo de apresentar o conteúdo que seria abordado em sala através de aula expositiva dialogada. Posteriormente, sete modelos didáticos foram construídos utilizando materiais recicláveis de baixo custo atinentes a temáticas específicas do conteúdo ministrado. Por meio da análise dos dados, pôde-se ratificar a importância do embasamento teórico para o ensino, assim como perceber a importância da participação dos alunos na construção de uma estratégia didática na qual o conhecimento é um construto coletivo e cujo resultado são modelos didáticos capazes de tornar a aprendizagem mais concreta e próxima da realidade dos alunos. A partir das discussões e dos meios de avaliação, verificou-se que os alunos compreenderam os conteúdos abordados acerca do desenvolvimento embrionário humano.

Publicado

2017-12-21

Número

Sección

Artigos