O ESPORTE COMO FERRAMENTA PARA SOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES MORADORES DE PERIFERIA
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81181Palabras clave:
esporte, educação, socialização, projetos sociaisResumen
O esporte é um instrumento importante para a socialização e para a educação de adolescentes. A socialização é o ato de integrar o indivíduo na sociedade, fazendo com que ele tenha um convívio social e familiar sadio, criando também possibilidades que visam melhorar sua vida como um todo. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar os benefícios sociais trazidos pelo esporte, por meio de projetos esportivos sociais, analisando-os a partir da perspectiva de participantes de um projeto social da cidade de Lavras (MG). Para isto, optou-se pela metodologia qualitativa, com método de estudo de caso. Como instrumento, aplicou-se um questionário semiaberto com o fundador e alunos do projeto social esportivo, tendo como finalidade entender um pouco mais sobre a importância do projeto e do esporte na vida destes jovens de baixa renda e o que ele traz de benefícios para os participantes, analisando qual foi o maior motivo para sua inserção neste local. A partir da análise de dados, conclui-se que o projeto esportivo tem um papel importante para a sociedade e para seus frequentadores, levando melhorias para os bairros periféricos e trabalhando com a comunidade em prol da educação, socialização e lazer.
Citas
digital, Buenos Aires, v. 14, n. 133, p. 01-08, jun. 2009. Disponível em: https://
www.efdeportes.com/efd133/esporte-e-sociedade.htm. Acesso em: 2 jul. 2021.
ALVES, C.; LIMA, R. V. B. Impacto da atividade física e esportes sobre o
crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Revista paulista de
pediatria, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 383-391, 2008. DOI: 10.1590/S0103-
05822008000400013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/ydDHN9Khr
jv4tFQ9xNmGBwp/?lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2021.
ANTUNES, S. E.; SILVA, O. G. T. Entendimentos e concepções dos profissionais do
Creas sobre o papel do esporte nas medidas socioeducativas PSC e LA. Revista
brasileira de ciências e esporte, Brasília, v. 40, n. 2, p. 170-176, abr./ jun. 2018.
DOI: 10.1016/j.rbce.2017.10.002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/
science/article/pii/S0101328917301002?via%3Dihub. Acesso em: 2 jul. 2021.
AQUINO, G. B. O esporte como elemento socializador e formador de crianças e
jovens. Revista científica da Faminas, Muriaé, MG, v. 6, n. 2, p. 125-140, 2011.
Disponível em: http://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/
view/256. Acesso em: 2 jul. 2021.
BAGGENSTOSS, S.; DONADONE, J. C. Empreendedorismo social: reflexões acerca
do papel das organizações e do estado. Gestão e sociedade, Belo Horizonte, v. 7,
n. 16, p. 112-131, jan./abr. 2013. DOI: 10.21171/ges.v7i16.1605. Disponível em:
https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1605. Acesso
em: 2 jul. 2021.
BALASSIANO, D. H.; ARAUJO, C. G. S. Frequência cardíaca máxima: influência
da experiência desportiva na infância e adolescência. Arquivos brasileiros
de cardiologia, Rio de Janeiro, v. 100, n. 4, p. 333-338, 2013. DOI: 10.5935/
abc.20130055. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/XcVQybbTM5t8r5c
xypVjqdP/?lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2021.
BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.
BORGES, D. A. H. Muito mais que uma política: ações empreendedoras no esporte
de Lavras/MG. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade
Federal de Lavras, Lavras, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/
handle/1/29113. Acesso em: 2 jul. 2021.
CAMPOS, R. C.; CAPPELLE, M. C. A.; MACIEL, L. H. R. Carreira esportiva: o esporte
de alto rendimento como trabalho, profissão e carreira. Revista brasileira
de orientação profissional, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 31-41, 2017. DOI:
10.26707/1984-7270/2017v18n1p31. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/
scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902017000100004&lng=pt&nrm=iso
&tlng=pt. Acesso em: 2 jul. 2021.
CASTRO, S. B. E.; SOUZA, D. L. Significados de um projeto social esportivo:
um estudo a partir das perspectivas de profissionais, pais, crianças e
adolescentes. Revista movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 145-163, 2011. DOI:
10.22456/1982-8918.22268. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/
article/view/22268. Acesso em: 2 jul. 2021.
CORREIA, M. M. Projetos sociais em educação física, esporte e lazer: reflexão
e considerações para uma gestão socialmente comprometida. Revista arquivo
movimento, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 114-127, jan./jun. 2008. Disponível em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9114. Acesso em: 2 jul. 2021.
CORTÊS NETO, E. D.; DANTAS, M. M. C.; MAIA, E. M. C. Benefícios dos projetos
sociais esportivos em crianças e adolescentes. Revista saúde e transformação
social, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 109-117, 2015. Disponível em: http://
incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/
view/3561. Acesso em: 2 jul. 2021.
CUNHA, B. Z. A inclusão da criança em projetos sociais de educação pelo esporte.
2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) –
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em:
https://lume.ufrgs.br/handle/123456789/39. Acesso em: 2 jul. 2021.
GOMES JÚNIOR, A. B.; CAPUTO, G. A. A inclusão social e o esporte na infância:
um estudo de caso no centro municipal de educação integrada de Penápolis-
SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) –
UNISALESIANO, Lins, SP, 2014. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/
biblioteca/monografias/59205.pdf. Acesso em: 2 jul. 2021.
LAVRAS. Prefeitura Municipal de Lavras. Sítio oficial. Lavras: Prefeitura Municipal,
2019. Disponível em: http://pml.lavras.mg.gov.br/. Acesso em: 22 fev. 2020.
LUZ, G. M.; KUHNEN, A. O uso dos espaços urbanos pelas crianças: explorando
o comportamento do brincar em praças públicas. Psicologia: reflexão e
crítica, Criciúma, SC, v. 26, n. 3, p. 552-560, 2013. DOI: 10.1590/S0102-
79722013000300015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/BXgFzng5Y
T59BBk9jHCQvWn/?lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2021.
MAZZAROBA, C. O esporte nos projetos sociais: reflexões através das
contribuições de Norbert Elias. Efdeportes.com: revista digital, Buenos Aires,
v. 13, n. 124, 2008. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd124/o-
esporte-nos-projetos-sociais-contribuicoes-de-norbert-elias.htm. Acesso em: 2
jul. 2021.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 3. ed.
Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2004.
OLIVEIRA, J. B.; SILVA, J. N. F.; ELICKER, E. Esporte: um meio de socializar e
educar crianças. Efdeportes.com: revista digital, Buenos Aires, v. 19, n. 13, jul.
2014. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd193/esporte-um-meio-de-
socializar-e-educar.htm. Acesso em: 2 jul. 2021.
RAMPAZZO, L. Metodologia cientifica: para alunos dos cursos de graduação e pós-
graduação. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
SANCHES, S. M.; RUBIO, K. A prática esportiva como ferramenta educacional:
trabalhando valores e a resiliência. Revista educação e pesquisa, São Paulo, v. 37,
n. 4, p. 825-842, 2011. DOI: 10.1590/S1517-97022011000400010. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28304. Acesso em: 2 jul. 2021.
SENA, S.; LIMA, J. M. O jogo como precursor de valores no contexto
escolar. Revista brasileira de educação física e esportes, São Paulo, v. 23, n. 3,
p. 247-262, 2009. DOI: 10.1590/S1807-55092009000300006. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbefe/a/yJY7kRZbT7L48WyTLYq694x/?lang=pt. Acesso
em: 2 jul. 2021.
SILVA, O. M.; SILVA, C. A. F. Desenho da rede de um projeto esportivo social:
atores, representações e significados. Revista brasileira de educação física
e esportes, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 415-428, 2014. DOI: 10.1590/1807-
55092014000300415. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/Gxm3wDx
9sKXqZXMqLhFSMCn/?lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2021.
VIANNA, J. A.; LOVISOLO, H. R. A inclusão social através do esporte: a percepção
dos educadores. Revista brasileira de educação física e esportes, São Paulo, v. 25,
n. 2, p. 285-296, 2011. DOI: 10.1590/S1807-55092011000200010. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbefe/a/SyMFvbYg5ZgFZZL5V5NP6GH/?lang=pt. Acesso
em: 2 jul. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)