DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93272

Palabras clave:

Pedagogia histórico-crítica, Atividade não presencial, Ensino remoto

Resumen

Entre março de 2020 e dezembro de 2021 as atividades de ensino na Rede Federal ocorreram de forma remota, em função da pandemia de Coronavírus que assolou o mundo. O presente texto busca discutir sobre o impacto das atividades não presenciais nos processos de ensino durante a pandemia no contexto da educação profissional técnica de nível médio, e para tal, ancora-se em trabalhos desenvolvidos dentro do espectro da pedagogia histórico-crítica, devido à validade e importância de suas proposições, bem como em pesquisas e publicações oficiais do MEC e Conselho Nacional de Educação no período analisado. Os materiais textuais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). As leituras, que integram dissertação de mestrado em educação em andamento, demonstram que o direito à educação depende de outros direitos, entre os quais: saúde, moradia digna, acesso a recursos materiais, os quais são negados à expressiva parcela da população brasileira, em uma sociedade historicamente desigual.

Biografía del autor/a

Daiane Evangelista Vieira de Matos, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui formação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc, especialização em Ensino Interdisciplinar pela Faculdade de Capivari de Baixo e está cursando Mestrado em Educação pelo Instituto Federal Catarinense (PPGE IFC). Docente do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. 

Airton Zancanaro, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Citas

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas Educação, 8(3), 348-65, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251/4047 . Acesso em 29 ago. 2022.

BRASIL. IPEA. (org.). Estudos revelam impacto da redistribuição de renda no Brasil. 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/13909-estudos-revelam-impacto-da-redistribuicao-de-renda-no-brasil#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20conhecido%20por,desigualdade%2C%20especialmente%20nos%20anos%202000 . Acesso em: 20 mar. 2024.

BDTD. Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. Histórico. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Content/history . Acesso em 21 jun. 2023.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. Tradução de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 16ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Relatores: Eduardo Deschamps e Maria Helena Guimarães de Castro. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020#:~:text=Parecer%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,da%20Pandemia%20da%20COVID%2D19 . Acesso em 16 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da educação. Portarias. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao . Acesso em 10 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus Brasil. Portal Eletrônico do Ministério da Saúde [2020]. Disponível em: https://covid.saude.gov.br . Acesso em: 20 mar. 2021.

CETIC.BR. Painel TIC COVID-19: Pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus - 3ª edição: Ensino remoto e teletrabalho. 2020. Disponível em: https://cetic.br/es/publicacao/painel-tic-covid-19-pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-no-brasil-durante-a-pandemia-do-novo-coronavirus-3-edicao/ . Acesso em 10 dez. 2022.

DOMINGUEZ, B. Covid-19: Radis debate mais de meio milhão de vidas perdidas. Revista Radis. Fiocruz. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/covid-19-radis-debate-mais-de-meio-milhao-de-vidas-perdidas . Acesso em 19 ago 2022.

DOURADO, L.F.; SIQUEIRA, R.M. Trabalho e formação de professores/as:retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 842-857, set./dez. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde

DUARTE, Newton. As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/Dez 2001. Nº 18. Pág. 35 - 40. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/30074/S1413-24782001000300004.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 02 dez de 2022.

FRIGOTTO, G. (org.) Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. 320 p.

GALIAZZI, Maria do C. Análise Textual Discursiva. Editora Unijuí, 2020. E-book. ISBN 9786586074192. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786586074192/ . Acesso em: 28 jun. 2023.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. 163 p.

GESTRADO. Docência na Educação Básica Pública em tempos de pandemia/Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Belo Horizonte, 2020. Disponível em:https://gestrado.net.br/pesquisas/trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia-cnte-contee-2020 . Acesso em 29 ago. 2022.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2020 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101760 . Acesso em 18 ago. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Covid-19 – Orientações oficiais. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/covid-19 . Acesso em 29 de mar. 2021.

IFSC. Plano de desenvolvimento institucional (PDI 2020-2024). Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/pdi-2020-2024 . Acesso em 09 dez. 2022.

MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 136–155, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.136-155.1837. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1837 . Acesso em: 25 mar. 2024.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132003000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2023.

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2022). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: pesquisa TIC Domicílios, ano 2021: Tabelas. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2021/individuos/#tabelas

PIRES BARROS CARDOZO, M. J.; IMBIRIBA SOUSA COLARES, M. L.; ALENCAR COLARES, A. Apontamentos para a análise das políticas educacionais a partir do método histórico-dialético. Revista Temas em Educação, v. 32, n. 1, p. e-rte321202348, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65475. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65475 . Acesso em: 20 mar. 2024.

QUARTIERI, E.M.; LUNARDI, G.M.; BIANCHETTI, L. Técnica e tecnologia: aspectos conceituais e implicações educacionais. In: MOLL, J. et al (org). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S/A, 2020.

SAVIANI, D. A importância da presencialidade no ensino superior. Palestra proferida na Universidade do estado de Santa Catarina – UDESC. Florianópolis, SC, 18 ago. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vZ-RwzppmFA . Acesso em 18 ago 2022.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Edição comemorativa. Campinas (SP): Autores Associados, 2008 (Coleção educação contemporânea).

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas, SP: Autores associados, 2021.

SOUZA, M. S.; PEDRO, N. S. G.; O uso de tecnologias digitais no ensino remoto na percepção de discentes. Revista Educação em Debate. Educação em Debate, Fortaleza, ano 45, n.º 91 – set./dez. 2023. DOI https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92624 Disponível em: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92624. Acesso em: 28 mar. 2024.

VETTORAZZI, A.R.S.; RIZZI, J.L.M.; MASCARELO. I.T. Intervenção na educação brasileira em tempos de pandemia: a visão dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento à comunidade escolar do IFSC no Brasil. Espacios transnacionales: revista latinoamericana-europea de pensamiento y acción social. Ano 8, n. 15, 2020, págs. 76-89. Disponível em:https://espaciostransnacionales.xoc.uam.mx . Acesso em 16 mai 2022.

Publicado

2024-10-19