AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR:

CONTEXTOS E DISCUSSÕES ACERCA DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81176

Palavras-chave:

instituições de ensino superior, gênero, sexualidade

Resumo

Trata-se de um artigo teórico-crítico, que discorre bibliograficamente acerca das questões de gênero e sexualidade por meio de um levantamento realizado em sites das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Considera-se importante para a temática indicar como as Instituições de Ensino Superior organizam-se para combater a desigualdade, demonstrando como constroem e articulam ações referentes às questões de gênero e sexualidade relacionadas às pessoas transgêneras. Apresentam-se três quadros com os núcleos de pesquisas em gênero e sexualidade de algumas instituições de educação superior brasileiras, analisam-se os quadros por meio de categorias, buscando articular essas questões com a área de educação. Em relação à temporalidade, o levantamento identifica os primeiros núcleos de pesquisa constituídos e formalizados na década de 1980. Para compor a discussão, apoia-se nas perspectivas teóricas de Lanz (2015), Louro (1997, 2000) e Scott (1995). Organiza-se o artigo tendo em vista a problematização sobre as desigualdades em relação às pessoas transgêneras, retratando as ações que as Instituições de Ensino Superior (IES) realizam para reduzi-las. Conclui-se que as instituições buscam agir nessas questões, e que há, com o passar dos anos, um crescimento e fortalecimento do debate nesses espaços.

Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC – CERFEAD)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da área de formação docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC – CERFEAD). Pesquisadora do CNPq do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA).

Maria Hermínia Lage Fernandes Lafin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA/CNPq).

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Publicado

2022-07-08