AFROCENTRICIDADE NA EDUCAÇÃO

EPISTEMOLOGIA INOVADORA CONTRA A DESINFORMAÇÃO NA LUTA ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94491

Palavras-chave:

Desinformação, racismo, afrocentricidade, luta antirracista

Resumo

O presente texto reflete sobre a Afrocentricidade na Educação como epistemologia de
enfrentamento à desinformação na luta antirracista. Nele, objetivamos identificar como a
Afrocentricidade pode colaborar para o combate à alienação e à desumanização causadas pelo
racismo e aceleradas pela desinformação, gerando apagamento e desvalorização da identidade
africana e afrodescendente. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a
revisão bibliográfica. Como considerações finais, indicamos que a desinformação geradora de
racismo produz um sistema comunicacional mantenedor de modelos estéticos ou de
pensamento definidos pela dominância histórica branca. Pensamos que a desinformação
associada ao racismo constitui o alicerce de traumas e sofrimentos psicológicos das pessoas
negras.

Biografia do Autor

Fátima Maria Araújo Bertini, Pontifícia Universidade Católica (PUC - SP)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

Julyanni Almeida Grandim, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Graduada em Humanidades. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Antônio Arnaldo da Silva , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB).

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Docente da Escola Estadual Quilombola Antônia Ramalho da Silva.

Marinho Nhanri, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB).

Graduado em Humanidades. Graduando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

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Publicado

2024-11-23