ENSINO MÉDIO, JUVENTUDES E DESINFORMAÇÃO EM MEIO À CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94494

Palavras-chave:

ensino médio, desinformação, cultura digital

Resumo

Explora-se a Base Nacional Comum Curricular frente aos processos de desinformação no contexto da cultura digital. O foco está na etapa do Ensino Médio e seu público-alvo. Objetiva-se contribuir com reflexões, a partir do levantamento bibliográfico (à luz de estudiosos da cultura/comunicação no tempo presente e da educação brasileira) e documental (escritos oficiais da política educacional, como a Base Nacional Comum Curricular), acerca das formas de disseminação de informações falsas, que trazem prejuízos à sociedade brasileira neste século fortemente marcado pela influenciadora digital das/nas pessoas. Ao mesmo tempo, as tecnologias digitais possibilitam que redes de divulgação de informação e resistência se formem. A discussão, então, é feita sob três dimensões: juventudes na cultura digital; desinformação; perspectiva crítica junto ao Ensino Médio, constituindo um estado do conhecimento. Os resultados evidenciam alterações nas práticas sociais e comunicativas na sociedade contemporânea, que redundam na escola e o papel da instituição para uma dimensão de atuação cidadã, crítica e ética.

Biografia do Autor

Renata Teixeira Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Aryanne Mila de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutora, doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), e formada em Letras (UNESP) e Pedagogia (FAECA Dom Bosco). 

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Publicado

2024-11-23