Desafios, possibilidades e alternativas no ensino remoto

Autores

  • Raimundo Itamar Lopes Pinheiro Filho Universidade Estadual do Ceará
  • Sebastião Rubens da Silva Sousa Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Aulas Remotas, Experiências e vivências virtuais

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados de experiência de bolsistas nos três módulos de atuação do Programa de Residência Pedagógica, na área das Ciências Humanas, licenciatura em História, desenvolvido na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC, campus da UECE na cidade Quixadá. Para além dos resultados metodológicos buscados pelo programa, centramos a discussão em torno das experiências dos usos do Livro Didático de História em sala durante as aulas remotas, atrelando a experiência do uso de espaços virtuais -museus- em sala durante atividades promovidas na E.E.F. Dep. Flavio Portela Marcílio, em virtude da pandemia de Covid-19 e a participação dos discentes. Para tanto, dialogamos com Choppin (2004), Delors (1998), Freire (1996) e Silva (2014) conceitos como autonomia de discentes e docentes e metodologias pedagógicas, bem como com Abud (2010), Grunberg (2007) e Pacheco (2015) discussões como ensino de história, educação patrimonial e o museu como um espaço de aprendizagem e identidade.

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Lopes Pinheiro Filho, R. I., & da Silva Sousa , S. R. (2024). Desafios, possibilidades e alternativas no ensino remoto. Em Perspectiva, 10(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/emperspectiva/article/view/93734

Edição

Seção

Temática Livre