Memórias orais na luta pela democracia: o papel dos documentários na preservação de experiências de resistência à ditadura militar no Paraná
Palavras-chave:
Ditadura militar, História OralResumo
O texto analisa as lutas e resistências da ditadura militar brasileira (1964-1985), com foco no Paraná e destaque à importância do registro das memórias, narrativas e testemunhos dos sujeitos que participaram ativamente no processo e enfrentaram a repressão, mobilizando-se pela retomada do estado democrático de direito no Brasil. Diante das atuais tentativas de minimizar, silenciar ou mesmo negar as ações repressivas da ditadura, a pesquisa tematiza o uso de testemunhos orais e documentários como ferramentas de memória. Ao resgatar as experiências, o estudo propõe que a difusão de narrativas sobre as lutas e resistências no período autoritário colabore para a preservação das memórias e para a formação de uma consciência coletiva sobre o período.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Victoria Klosienski, Sérgio Luiz Gadini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.